O cirurgião plástico do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Emiliano Canton, apresentou o trabalho “Uso da Kinesio taping em curativos na cirurgia plástica” durante a 24ª Jornada Mineira de Cirurgia Plástica. O evento aconteceu em Belo Horizonte no início deste mês e foi realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
A Fita de Kinésio é muito utilizada em fisioterapia e foi inventada no Japão por Kenzo Kase em 1973. Ela é uma fita elástica, adesiva, e que deve ser trocada a cada 7 dias. Agora, também poderá ser usada em curativos cirúrgicos, como demonstra o trabalho de Canton:
“O objetivo do estudo é o de demonstrar um novo tipo de curativo que tem grandes vantagens no pós-operatório de cirurgia plástica, por ter boa relação custo benefício, reduzir a dor, diminuir os inchaços e hematomas, além de ser flexível e promover grande conforto aos pacientes”.
Ainda segundo o médico, a fita é utilizada nos pacientes operados por ele no Hospital Ibiapaba CEBAMS. “Venho observando resultados satisfatórios”, completou.
Dr. Emiliano Canton (à direita) apresentando seu trabalho em evento da SBCP em Belo Horizonte. Imagem: Divulgação