A Diretoria do Hospital Ibiapaba/CEBAMS iniciou a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que começou a operar a partir do dia 29 de Julho, no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Unidade Hospitalar. O setor de Tecnologia da Informação (TI) do hospital foi responsável pelo projeto de logística que visou garantir mais modernização, facilidade e segurança na rotina da equipe médica, com armazenamento das informações, como o histórico do paciente, e uma maior eficiência no controle de materiais e medicamentos.
O PEP é uma ferramenta indis-pensável para instituições que valorizam o profissio-nalismo e qualidade na gestão. Alinhado ao planejamento estratégico do CEBAMS, o PEP busca forta-lecer ainda mais o tripé processo- tecnologia-pessoas. A Diretoria do CEBAMS investiu no redimensionamento da rede, aquisição de equipamentos, além de capacitação específica para médicos, enfermeiros e técnicos, contratação de módulo específico do Sistema de Gestão Hospitalar.
O projeto do PEP teve início em 2011 e várias etapas foram necessárias, como a melhoria da infraestrutura, ampliação das redes, até a sensibilização dos profissionais envolvidos, com a participação de importantes lideranças médicas da instituição.
O Coordenador da TI, Wagner Candian prevê uma redução significativa no consumo do papel, mesmo com a continuidade do prontuário convencional, evitando que informações sejam perdidas, pois a forma tradicional de preenchimento agrega pouco valor informativo com relação ao histórico do paciente.
A implantação do PEP é uma vitória que deve ser comemorada, e, para que o CEBAMS possa prosseguir com sua proposta de modernização é fundamental o apoio e a participação de todos Diretores, Conselheiros e princi-palmente, dos colaboradores.
O processo de implantação do PEP no CTI foi acompanhado pela médica intensivista, Dra. Karine Brito Mendes e pelo Coordenador Dr. Carlos Magno de Oliveira San-tos, sob a constante orientação da Enfermeira da empresa respon-sável pelo SGH – SPData, de Belo Horizonte.