Foi realizada com sucesso, no Hospital Ibiapaba CEBAMS, uma cirurgia que corrigiu uma oclusão na aorta abdominal, através de técnicas endovasculares. O procedimento foi realizado sem cortes, sem dores e com apenas 24 horas de internação.
A aorta é o principal vaso sanguíneo do corpo. Ela sai do coração, passa pelo peito e segue rumo ao abdômen, onde se divide para levar sangue às pernas. A cirurgia foi feita em uma oclusão na bifurcação da aorta abdominal. A bifurcação aórtica é o ponto em que a aorta abdominal se bifurca nas artérias ilíacas comuns esquerda e direita.
Segundo o Dr. Flávio Martins, para a realização foi utilizada técnica endovascular de implante de stent revestido, fazendo uma nova bifurcação da aorta do paciente que estava ocluída. A cirurgia foi realizada sem cortes, sem dores e o paciente ficou internado apenas 24 horas, tendo alta logo depois.
Participaram da cirurgia a equipe de cirurgia vascular e Endovascular do Hospital Ibiapaba CEBAMS, composta pelos Dr. Flávio Martins, Dr. Gabriel Mazoni, Dr. Renato Gontijo, Dra. Raissa Fortuna e a equipe de anestesia comandada pelo Dr. Maurício José da Silva Júnior.
Confira o processo no vídeo abaixo:
Da esquerda à direita: Dr. Gabriel Martins, Dr. Flávio Martins e Dr. Renato Gontijo