Hospital Ibiapaba CEBAMS forma turmas de Residência Médica

Faça sua doação

Aconteceu nesta segunda-feira (24/02), no Salão Ouro do Master Plaza Hotel, a formatura da Oitava Turma da Residência Médica em Cardiologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS e da Segunda Turma da Residência Médica em Clínica Médica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Essa foi a primeira cerimônia que reuniu os dois cursos, que são executados no Hospital Ibiapaba CEBAMS. A formatura contou com as presenças de familiares dos formandos, médicos, o Diretor Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Mauro Pissolati, e do Reitor da UFSJ, professor Marcelo Andrade.

Para o Dr. Mauro Pissolati, um dos destaques da Residência Médica no Hospital Ibiapaba CEBAMS é a permanência dos médicos na região após a formatura, contribuindo para melhor assistência à população:

“A Residência tem feito a diferença na saúde. Uma das coisas que percebo é que, ao formar excelentes residentes no nosso Programa, os profissionais têm ficado na região e trabalhando com grande destaque. Isso contribui com a melhor assistência da nossa população, através da oferta de médicos especialistas”.

Cardiologia

Os médicos Rodrigo Mariano e Ludymila Feres ingressaram no Programa em 2023 e se formaram após dois anos de treinamento nas diversas áreas de atuação da Cardiologia, tais como Enfermaria Clínica e Cirúrgica, Ambulatório de Cardiopatias, Unidade de Terapia Intensiva e Unidade Coronariana, Pronto Atendimento Cardiológico e Métodos Complementares de Diagnóstico. O Curso de Residência Médica em Cardiologia é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação. Com isso, o Hospital Ibiapaba CEBAMS já formou 27 especialistas em Cardiologia.

Representando a turma, a Dra. Feres resumiu o que é a Cardiologia para ela:

“A Cardiologia é uma especialidade fascinante, que não se resume ao entendimento do funcionamento do coração, mas que também nos exige – todos os dias – empatia, escuta e humanidade. Cada paciente que acompanhamos é uma história de vida, e a responsabilidade de cuidá-los é, sem dúvidas, um privilégio”

Ela também agradeceu ao Hospital Ibiapaba CEBAMS pela formação recebida nos últimos dois anos:

“Agradeço ao Hospital Ibiapaba CEBAMS por garantir um ambiente de aprendizado de excelência. Sem a visão e o comprometimento do Hospital, não estaríamos celebrando essa conquista”.

A médica responsável pelo Serviço de Cardiologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dra. Ana Raquel Damasceno, ressaltou o papel da especialidade no mundo atual:

“Escolher a cardiologia é mais do que uma decisão de carreira: é um compromisso com a vida e a saúde do próximo. Temos diante de nós um dos maiores desafios da medicina moderna, afinal, as doenças cardiovasculares continuam a ser uma das mais fatais no mundo. E é através de vocês, novos médicos especialistas, que podemos buscar soluções, inovações e – sobretudo – esperança”.

Clínica Médica

Criado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de São João del-Rei e o Hospital Ibiapaba CEBAMS, a Residência em Clínica Médica iniciou suas atividades em 2022 e formou sua segunda turma. O programa da UFSJ tem a duração de dois anos e permite que, neste período, os médicos conheçam diversos serviços de Minas Gerais. Em Barbacena, as atividades acontecem no Hospital Ibiapaba CEBAMS e no Hospital Regional. Em São João del-Rei, os residentes passam pelo Hospital Nossa Senhora das Mercês e, em Belo Horizonte, pelo Hospital Julia Kubitschek.

A segunda turma é composta pelos médicos Carolina Reis de Souza, Isabela Cordeiro Ferreira, Júlio Coelho Ribeiro Sabino Chaves e Marisa Assis Almeida. Natural de Barbacena, a Dra. Marisa agradeceu ao Hospital Ibiapaba CEBAMS pela acolhida nos últimos anos:

“O Hospital Ibiapaba CEBAMS virou nossa primeira casa nos últimos dois anos. Essa experiência nos transformou em médicos mais capacitados tecnicamente para atendermos nossos pacientes. Agradeço ao Hospital, as preceptores, à UFSJ e aos colegas por esses dois anos de muito aprendizado e acolhida”.

O professor Marcelo Andrade, reitor da UFSJ, ressaltou os frutos da parceria CEBAMS-Universidade:

“Um curso de Medicina não se faz fechado nas paredes da universidade. É necessário sair dos muros e estar na comunidade. Uma das maneiras de estarmos na comunidade é por meio de parcerias como a do Hospital Ibiapaba CEBAMS. A parceria UFSJ-Hospital Ibiapaba CEBAMS é muito relevante, pois permite que nossos estudantes de Medicina tenham um grande campo de prática. O Hospital já recebe nossos alunos de internato na graduação do Campus Dom Bosco desde a primeira turma do curso em São João del-Rei e, desde 2022, os residentes de Clínica Médica, que é executado em parceria com a instituição em Barbacena. Os alunos que aprenderam no Hospital Ibiapaba CEBAMS certamente levam esse aprendizado para a prática profissional, como é o caso dos residentes que formaram”.

Para o médico pneumologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS e supervisor da Residência da UFSJ, Dr. Rodrigo Russo, a parceria entre as duas instituições auxilia na formação de novos médicos para a região:

“Hoje o Brasil vive um momento onde o número de cursos de medicina aumenta, enquanto a quantidade de residentes diminui. Por isso, a parceria da UFSJ com o Hospital Ibiapaba CEBAMS é fundamental, para que a Residência possa existir e possamos formar excelentes médicos especialistas”.

Novos programas de Residência Médica

Durante a cerimônia, o Diretor Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Mauro Pissolati, anunciou que a partir de março serão iniciadas as atividades dos novos programas de Residência Médica da instituição: Anestesiologia, Cirurgia Oncológica e Medicina Intensiva. Ele também anunciou os nomes dos médicos residentes da primeira turma. São eles:

Taísa Pêgo Barbosa – Residente em Medicina Intensiva, Gabriel Ribeiro Pereira – Residente em Anestesiologia, Yasmim de França Soares Serapião – Residente em Anestesiologia, Leone César Milagres – Residente em Cirurgia Oncológica.

O ingresso desses médicos nos programas de Residência acontece após aprovação na Prova Unificada de Minas Gerais, executada pela AREMG no final de 2024.

Da esquerda à direita: Mauro Pissolati, Carolina Souza, Rodrigo Mariano, Isabela Ferreira, Marisa Almeida, Ludymila Feres, Ana Raquel Damasceno, Ariane Matos, Marcelo Andrade e Rodrigo Russo. Imagem: Edson Brandão/SECOM/HIC
Da esquerda à direita, os formandos: Rodrigo Mariano, Isabela Ferreira, Marisa Almeida, Carolina Souza, Júlio Chaves e Ludymila Feres. Imagem: Edson Brandão/SECOM/HIC

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza cirurgias inéditas de alta complexidade em vídeo

Na última semana o Hospital Ibiapaba CEBAMS realizou diversas cirurgias oncológicas de alta complexidade pelo…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos de Auxiliar de Limpeza

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está recebendo currículos para Auxiliar de Limpeza. As pessoas…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos de PCD

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está recebendo currículos de Pessoas com Deficiência (PCD) para…

Leia agora