Aconteceu na última quinta-feira (29/02), no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena, a formatura da Sétima Turma da Residência Médica em Cardiologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS. O médico de origem cubana Lester Sulet Salfrant entrou no programa em 2022 e se formou após dois anos de treinamento nas diversas áreas de atuação da Cardiologia, tais como Enfermaria Clínica e Cirúrgica, Ambulatório de Cardiopatias, Unidade de Terapia Intensiva e Unidade Coronariana, Pronto Atendimento Cardiológico e Métodos Complementares de Diagnóstico. O Curso de Residência Médica em Cardiologia é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação. O Dr. Lester é o 25º especialista em Cardiologia formado pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS.
Formado em Cuba, Lester veio para o Brasil durante o Programa Mais Médicos. Ao permanecer no Brasil, foi aprovado no Revalida e pode atuar de forma permanente no país. Além de Cuba e do Brasil, ele também atuou na Bolívia e na Venezuela. Segundo o Dr. Lester, que já é brasileiro naturalizado, a opção pela cardiologia resultou no contato com médicos Marceli e Carlos Renato. “Graças a Deus consegui revalidar meu diploma no Brasil, depois eu fiz clínica médica no Hospital Regional e consegui fazer a especialização em Cardiologia aqui no Hospital Ibiapaba CEBAMS,” afirma o novo cardiologista.
Ele também afirma que foi muito bem acolhido pela classe médica local e que o idioma não tem sido barreira para os contatos com os pacientes e os colegas de trabalho, estando ele e sua família perfeitamente adaptados à sua nova vida como “brasileiros de coração”.