Hospital Ibiapaba/CEBAMS completa 50 anos em 2017

Faça sua doação

2017 marca uma data importante para a história do Hospital Ibiapaba/CEBAMS, de Barbacena. No dia 30 de abril deste ano, a instituição completa 50 anos, mantendo-se como referência nos tratamentos cardíaco e oncológico da Região Ampliada de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais.

Com ampliações previstas para o final deste ano, o número de leitos do Hospital deve chegar a quase 160. Em 1967, esse número era de 60. Segundo o médico Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, diretor da instituição, a ampliação de leitos continua no início de 2017.

“Logo no início do ano entregaremos à comunidade 10 novos leitos de UTI e cinco leitos da Unidade de Cuidados Intermediários. Além disso, iniciamos nossa grande obra que é a implantação da Radioterapia, tão aguardada por todos”, disse.

O futuro está próximo

Atualmente, o Hospital prepara sua estrutura para realizar o atendimento de radioterapia. Para o sistema de saúde de Minas Gerais, esta obra é muito importante, já que diminui o número de atendimentos para pessoas da Região Ampliada Centro-Sul em Belo Horizonte e Juiz de Fora. Para Barbacena, a importância vai além, já que o atendimento de quimioterapia na cidade é feito pelo Ibiapaba/CEBAMS e, com a radioterapia no local, o tratamento do câncer tende a melhorar e ficar mais humanizado. Como o paciente oncológico já está cansado por conta da doença, os deslocamentos a outras cidades para complementação do tratamento costumam ser feitos com grande sofrimento e angústia. A existência da radioterapia em Barbacena ajudará a reduzir esse sofrimento.

Para Oliveira, a radioterapia reforça os compromissos do Hospital Ibiapaba/CEBAMS com os pacientes:

“Nestes 50 anos do Hospital Ibiapaba/CEBAMS, reafirmamos nosso compromisso de tratar nossos pacientes com dignidade, segurança, experiência, humanidade e com o melhor que a tecnologia possa oferecer”, completou.

Qualidade e atendimento

O Hospital Ibiapaba/CEBAMS obteve no fim de 2016 a certificação ISO 9001-2015, sendo a única instituição de toda a região a consegui-la, o que dá garantia de qualidade aos atendimentos à população e comprova que o Hospital está em sintonia com os padrões de medicina mais avançados do mundo.

Essa qualidade pode ser sentida por cerca de 780 mil pessoas da Região Ampliada de Saúde Centro-Sul, já que o Hospital atende por planos de saúde, particulares e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Só pelo SUS, o Ibiapaba/CEBAMS realiza 70% de seu atendimento anual. Ainda pelo SUS, o Ibiapaba/CEBAMS é referência na Alta Complexidade em Cardiologia e Oncologia da Região Ampliada de Saúde Centro Sul, composta por 51 municípios. Para pacientes de planos de saúde e particulares, o Hospital Ibiapaba/CEBAMS é referência para internações clínicas e cirúrgicas em diversas especialidades médicas.

Escavadeira trabalha na área do Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba/CEBAMS. Imagem: Ricardo Rios/Hospital Ibiapaba CEBAMS
Escavadeira trabalha na área do Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba/CEBAMS. Imagem: Ricardo Rios/Hospital Ibiapaba CEBAMS

Fachada do Hospital Ibiapaba/CEBAMS. Imagem: Ricardo Rios/Hospital Ibiapaba CEBAMS

Mais matérias para você ler

Equipe do Hospital Ibiapaba CEBAMS apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Pioneiro na região na implantação em seus processos dos conceitos da Medicina Hospitalar, o Hospital…

Leia agora

Dia do Médico 2025

Em uma ação especial pelo Dia do Médico (18/10) – em homenagem ao Corpo Clínico…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para cargo de Técnico em Contabilidade

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para Técnico em Contabilidade. É Obrigatório que…

Leia agora