Neste sábado (01/09), a partir das 09h, Barbacena recebe um evento do Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística, o Setembro Roxo. O evento acontecerá na Praça dos Andradas, no centro da cidade, em frente ao Edifício Bianchetti, e tem o apoio do Hospital Ibiapaba CEBAMS. Uma tenda será colocada no local para que as pessoas conheçam mais sobre a doença e saber formas de diagnóstico.
O que é a fibrose cística?
A fibrose cística é uma doença genética e sem cura. A doença faz com que toda a secreção do organismo seja mais espessa que o normal, dificultando sua eliminação. De acordo com o Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, estima-se que a incidência de fibrose cística no Brasil seja de 1 a cada 7576 nascidos vivos.
Para diminuir os efeitos da fibrose cística, o diagnóstico deve ser precoce, de preferência nos primeiros meses de vida. O teste do pezinho, feito nos primeiros cinco dias de vida da criança, pode indicar a suspeita da doença. No entanto, é o teste do suor o mais usado para o diagnóstico da fibrose cística. Nesse exame, o suor do paciente é estimulado através de um aparelho elétrico, e colhido para análise dos níveis de cloro. Existem ainda testes genéticos feitos em amostras de sangue que conseguem detectar até 90% das alterações genéticas que causam a doença.
Mais: veja o evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1926070094362609/?active_tab=discussion