Avaliação de estudos de confiabilidade e segurança de serviços e identificação de perigos latentes
A Gerência de Qualidade do Hospital Ibiapaba/CEBAMS iniciou processo de elaboração dos Mapas de Risco (HFMEA -Modo de Falha de Saúde e Análise de Efeito) de todos os setores da instituição e treinamento das lideranças, com o objetivo de identificar, analisar e criar tratamento preventivo para os riscos, utilizando barreiras que serão implementadas para redução das incidências.
A HFMEA é uma ferramenta na gestão de risco, que permite a prevenção de problemas, o planejamento de projetos e processos, a redução dos riscos nos processos e dos serviços, e a melhora da satisfação dos clientes internos e externos.
E quais os benefícios da implantação da gestão de risco? A gestão moderna já identificou que através do gerenciamento dos riscos, as empresas alcançam maior satisfação do cliente, aliado a um menor custo operacional.
Para o Hospital Ibiapaba/CEBAMS, através da implantação da gestão de risco, será possível reduzir riscos e danos aos pacientes, identificar as possíveis falhas e analisar seus efeitos, sendo possível classificar as falhas de processo, diminuindo ou eliminando-as e implantar a cultura de prevenção. Outra vantagem é que será possível identificar as potenciais falhas dos processos da equipe multiprofissional, ou até mesmo identificar o erro antes que ele ocorra, assim como o ponto de maior risco.
“O resultado final é a segurança do paciente, a redução de perdas e a otimização de recursos” afirmou a Gerente de Qualidade, Carla Andresa.