Economizar energia é uma boa ideia

Faça sua doação

Colaboradores do Hospital Ibiapaba/CEBAMS que economizaram energia em casa recebem o Kit Ecológico

Economizar energia elétrica não é só poupar dinheiro, é também uma atitude em benefício do meio ambiente. O Hospital Ibiapaba/CEBAMS desenvolveu campanha convocando os colaboradores a economizarem energia. 

A campanha teve por objetivo conscientizar os colaboradores sobre a importância de encontrar formas de economizar energia na Instituição, incentivando-os também a economizarem energia em casa, com o slogan “Economizar energia é uma boa ideia”.

Dicas simples como, desligar aparelhos elétricos da tomada – ar condicionado, ventiladores e aparelhos em geral, e desligar as luzes ao sair do ambiente de trabalho, contribuem de forma significativa para a redução dos gastos com energia elétrica..

O Setor de Tecnologia da Informação do Hospital já configura os computadores para que a tela do monitor seja sempre desligada depois de um tempo de inatividade, contribuindo para a economia de energia.

Nesta segunda-feira, 23, os colaboradores que conseguiram reduzir seu consumo de energia em casa, receberam o Kit Ecológico composto por uma camiseta e uma ecobag. Para receber o prêmio os colaboradores apresentaram mensalmente suas faturas de energia, durante 3 meses, e comprovaram a economia em suas residências. 

Os ganhadores que conseguir reduzir seu consumo e ganharam o Kit Ecológico das mãos do Gerente de Campo, Waldir Damasceno, foram: Ângela Maria da Rocha Silva (Lavanderia), Esdras Gomes Ferreira (SND, Juliana Ramos da Rocha Leite (Higieniza-ção), Lucélia Cristina Rosa (Centro de Estudos), Luyara Apare-cida Aprigio (CTI), Monick Leandra Simões Machado (SCIH), Nanci Nascimento da Silva (Emergência), Sônia Maria da Silva (Higienização), Sonia Maria Fiorino Rodrigues (Lavanderia) e Walmir Vitorino da Silva (Técnico de Enfermagem). 

O nosso dia a dia está recheado de hábitos, do momento em que acordamos até voltarmos para a cama, e nem nos damos conta de quantas vezes fazemos todas essas coisas, e mudá-los exige planejamento, disciplina e força de vontade.

Você também pode economizar:

Reúna sua família, mostre para todos como é importante usar a energia elétrica de forma responsável. Passe a controlar mensalmente seu consumo de energia através da conta. 

Chuveiro Elétrico: É um dos equipamentos que mais consomem energia. Evite seu uso no horário de pico (18 às 21h). Nos dias quentes, deixe a chave na posição “verão”. Feche a torneira ao se ensaboar. Limpe periodicamente os orifícios de saída de água. Use somente resistências originais. Evite adaptações.

Ferro Elétrico: Acumule a maior quantidade de peças de roupa possível, para ligar o ferro o mínimo 

de vezes. Antes de ligar, retire as roupas do varal e separe as peças que não precisam ser passadas, como tecidos que não amassam. Passe as roupas delicadas que precisam de menos calor e no final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves. Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados para evitar que a rede elétrica fique sobrecarregada.

Geladeira/Freezer: Prefira modelos com o Selo Procel de Economia de Energia. Coloque o aparelho em local ventilado, desencostado de  paredes (mínimo 15 cm), longe do fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol. Evite abrir a porta por tempo prolongado. A entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais. Não guarde alimentos ou líquidos quentes. Descongele o freezer periodicamente para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centímetro. Conserve limpas as serpentinas (grades de trás do aparelho  e não as use para secar panos ou roupas. Ausentando-se de casa por tempo prolongado, o ideal é esvaziar a geleadeira e o freezer, desligando-a da tomada.

Televisão: Desligue a TV se não tiver ninguém assistindo. Evite dormir com a televisão ligada. Uma opção é programar o aparelho para desligar sozinho (timer).

Máquina de lavar roupa: Só ligue a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Economize água e energia. Mantenha o filtro sempre limpo. Use somente a dosagem correta de sabão, para não repetir o enxágue. Seque roupas no varal, evite a secadora.

Lâmpadas:  Evite acender lâmpadas durante o dia. Abra janelas, cortinas,persianas e deixe a luz do sol iluminar a casa. Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares. Elas iluminam 

melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia. Apague sempre as luzes ao sair.

Paredes e tetos de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial.

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS faz cirurgias neurológicas minimamente invasivas

Uma das demandas mais antigas da população de Barbacena e região agora é realidade no…

Leia agora