Dicas para se prevenir o câncer

Faça sua doação

Prevenção em câncer é reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer

NÃO FUME!
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado é fundamental para a prevenção do câncer.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROTEGE CONTRA O CÂNCER
Deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer. O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de então, a criança deve ser amamentada e receber outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS COMO PARTE DA ROTINA DIÁRIA
A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

ESTAR ACIMA DO PESO AUMENTA AS CHANCES DE UMA PESSOA DESENVOLVER CÂNCER
Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

AS MULHERES ENTRE 25 E 64 ANOS DEVEM FAZER O EXAME PREVENTINO GINECOLÓGICO A CADA TRÊS ANOS 
Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas. As mulheres com 40 anos ou mais devem se submeter ao exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem ainda realizar a mamografia a cada dois anos. Em caso de alterações suspeitas nas mamas, a mulher precisa procurar um médico.

EVITE A INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
Seu consumo, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta ainda mais a possibilidade do surgimento da doença.

EVITE EXPOSIÇÃO PROLONGADA AO SOL ENTRE 10H 4 16H, E USE SEMPRE PROTEÇÃO ADEQUADA, COMO CHAPÉU, BARRACA E PROTETOR SOLAR, INCLUSIVE NOS LÁBIOS
Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

FUMO, BEBIDAS ALCOÓLICAS, EXPOSIÇÃO PROLONGADA AO SOL, ALIMENTAÇÃO GORDUROSA TAMBÉM ESTÃO RELACIONADOS AO CÂNCER DE BOCA
Fique alerta a qualquer lesão na boca que não cicatrize por mais de 15 dias.

ALGUNS TIPOS DE VÍRUS, BACTÉRIAS E PARASITAS ASSOCIADOS A INFECÇÕES CRÔNICAS ESTÃO PRESENTES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER, COM DESTAQUE PARA O PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV)
Além de outras estratégias de prevenção, o uso de preservativos pode contribuir na prevenção da infecção pelo HPV, associada ao câncer do colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e boca.

Fonte: INCA – Instituto Nacional do Câncer  (http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=22)

Mais matérias para você ler

Outubro Rosa 2024: Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza programação especial

O Hospital Ibiapaba CEBAMS está engajado na campanha Outubro Rosa, que conscientiza sobre a importância…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS amplia capacidade energética com nova subestação

O Hospital Ibiapaba CEBAMS ativou no sábado (05) sua nova subestação de energia. Construída com…

Leia agora

Inscrições abertas para os Programas de Residência Médica do Hospital Ibiapaba CEBAMS

Vão até o dia 14 de outubro (segunda-feira) as inscrições do processo seletivo para o…

Leia agora