Dicas para aproveitar a folia com saúde

Faça sua doação

Carnaval – brincar, pular, sambar, aproveitar ao máximo com saúde

Chega o Carnaval, a maior festa popular do Brasil. A alegria contagia, a descontração toma conta, a música anima a folia e, para muitos foliões, os abusos acontecem. A consequência dessa história pode ser desastrosa, podem resultar doenças sérias como alguns tipos de arritmias cardíacas, pois o corpo possui limites e devem ser respeitados.

Para aproveitar a folia ao máximo selecionamos algumas dicas de saúde.

01.       ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para ter bastante energia, antes de sair para a folia faça refeições ou lanches reforçados com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão). 
Não fique mais de 4 horas sem alimentação. Evite alimentos ricos em gorduras, que tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de estufamento, antes da folia.

Prefira alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, além de hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas, sanduíches naturais e sucos de frutas. 
Depois da folia faça uma dieta desintoxicante, com muita água natural, água de coco e sucos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados – ajudará a limpar e reequilibrar o organismo. 

02.       MANTENHA-SE HIDRATADO

A hidratação deve ser feita com antecedência, já que o carnaval coincide com a estação mais quente do ano.

A hidratação correta deve ser através da ingestão diária de dois a três litros de líquidos antes mesmo das folia. 
Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração durante a diversão, consuma muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos.

Sucos de frutas são uma ótima opção, pois, além de hidratar, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia.  

03.       PROTEJA-SE DO SOL

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, os cuidados com o sol devem ser redobrados. Se você vai curtir o carnaval durante o dia, proteja a pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 15, reaplicado de duas em duas horas. Também deve ser evitada a exposição entre as 10 e 16 horas.  

04.       SUBSTÂNCIAS ENERGÉTICAS

Algumas substâncias, como o pó de guaraná e as bebidas energéticas, dão mais pique para curtir o carnaval, porém, essas substâncias são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca. 
A quantidade segura é variável, pois a concentração de cafeína em cada cápsula varia de fabricante para fabricante. O corpo se acostuma com a cafeína, que passa a ter menos efeitos, e o organismo precisa, progressivamente, de mais remédio para conseguir o efeito desejado. 

05.       EVITE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM EXCESSO

As bebidas alcoólicas são potencialmente diuréticas e, por isso, promovem uma eliminação de líquidos muito maior do que a ingestão em si e podem provocar desidratação.

Além de moderar no consumo de álcool, intercale um copo de bebida alcoólica com um de água diminuindo os efeitos negativos, e até a ressaca, que ficam mais brandos.

Coma alguma coisa enquanto bebe pois mantém a glicose estável no sangue e evita que você passe mal. 

06.       RESSACA? EVITE OS REMÉDIOS

O ácido acetilsalicílico pode provocar gastrite, principalmente durante a ressaca, quando o estômago já está comprometido.

O paracetamol associado ao álcool pode levar a alterações de funcionamento do fígado. 
Outros remédios para ressaca têm uma combinação de substâncias que ajudam a evitar os sintomas, mas não reparam os danos ao corpo.

O ideal é aproveitar a folia de maneira responsável, sem se esquecer de beber água, alimentar-se adequadamente e descansar o tempo suficiente para recuperação das energias.  

07.       DÊ UM TEMPO E DESCANSE

O corpo precisa de 6 a 8 horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse o período de descanso fica muito difícil manter o ritmo nos quatro dias. Em algum momento ele dará sinais de cansaço e esgotamento. Caso a folia vá até tarde faça uma compensação dormindo até mais tarde. Se não for possível, tirar um bom cochilo durante o dia já ajuda.  

08.       NÃO DISTRIBUA BEIJOS

Não é apenas o sexo que pode transmitir doenças. Existem alguns vírus que podem ser passados também pelo beijo. A mononucleose infecciosa, conhecida como a “doença do beijo”, é transmitida, principalmente, dessa forma. Ela pode causar febre, dor de garganta e até aumento do baço e do fígado. 
A herpes labial também é adquirida através do beijo. Uma vez adquirida, ela será a sua companheira pela vida toda. Basta uma situação estressante ou alguma queda da imunidade para que as bolinhas avermelhadas apareçam na mucosa da boca. Mas fique tranquilo, ela só é transmissível enquanto estiver aparente. 

09.     SEXO SEGURO

Muitas doenças podem ser transmitidas pelo sexo. A contaminação pelo vírus da AIDS, da gonorreia, da herpes e da sífilis pode acontecer numa única relação sexual. O preservativo é eficaz para prevenir esses problemas.

O preservativo é sempre o melhor método para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez. Optar por métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte, pode prejudicar o organismo, pois causam alterações hormonais e não previnem a contaminação de doenças. 

Mais matérias para você ler

Colaboradora do Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe homenagem especial pelos 40 anos de serviço

Durante as homenagens de tempo de casa a 63 colaboradores do Hospital Ibiapaba CEBAMS em…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para duas oportunidades

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para duas oportunidades profissionais: copeiro de hospital…

Leia agora

Fim do ano é marcado por solidariedade e doações no Hospital Ibiapaba CEBAMS

O mês de dezembro foi marcado pela solidariedade no Hospital Ibiapaba CEBAMS. Ao longo do…

Leia agora