É celebrado no dia 29 de setembro o Dia Mundial do Coração. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o planeta, sendo causada por múltiplos fatores: desde tabagismo até diabetes, passando por hipertensão e obesidade, poluição do ar ou patologias menos comuns, como doença de Chagas. Ao todo, 520 milhões de pessoas no planeta vivem com doenças cardiovasculares.
Hábitos saudáveis e de bem estar são muito indicados para cuidar do coração. Mas quando é recomendável começar os cuidados com o coração? Segundo o médico cardiologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Daniel Vidigal, a prevenção é indicada para todas as idades:
“Quando pensamos em cuidar do coração, nós devemos iniciar hábitos saudáveis desde sempre, desde jovens, inclusive mostrando às crianças a importância da atividade física, a importância de uma alimentação adequada para evitarmos problemas futuros. Mas é preciso entender que as doenças vão se tornando mais frequentes a partir de uma determinada idade. Então, habitualmente acima de 35, 40 anos é que vão surgir doenças como a hipertensão arterial, o aparecimento do diabetes tipo 2, infarto e o AVC. É importante procurar o cardiologista sempre que houver ou sentir alguma alteração que possa sinalizar a presença de alguma dessas doenças”.