Dia Mundial do Coração: cuidados cardiovasculares devem ser mantidos mesmo com a pandemia

Faça sua doação

Hoje, 29 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Coração. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia indicam que o Brasil perde 290 mil vidas por ano por doenças cardiovasculares, que também são as maiores causa de mortes no mundo. Essas causas de mortes são passíveis de prevenção, principalmente, com o controle da hipertensão, do diabetes, da obesidade, do sedentarismo e do fumo.

A importância de cuidar da saúde cardiovascular é extrema, principalmente neste período de pandemia. As consultas com o médico cardiologista devem ser mantidas e você precisa tomar todas as medidas de prevenção, como o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização correta das mãos.

Para combater as principais doenças que afetam o coração, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas aliada a uma alimentação balanceada, com baixa concentração de sódio e açúcar, além de acompanhamento médico e nutricional. Alguns fatores de risco são determinantes para a ocorrência das doenças, tais como diabetes, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, doença da tireoide, colesterol alto e histórico familiar.

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS faz cirurgias neurológicas minimamente invasivas

Uma das demandas mais antigas da população de Barbacena e região agora é realidade no…

Leia agora