O Hospital Ibiapaba CEBAMS sediou, na última sexta-feira, uma capacitação profissional realizada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4 MG). O “Circuito de atualização em reabilitação pós-Covid” foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde de Barbacena, o Centro de Estudos do Hospital e contou com a presença de diversos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da cidade.
Segundo o ministrante da atualização, Fábio Martins, os pacientes que contraíram COVID-19 necessitam de cuidados de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais após o período de infecção para a recuperação plena:
“Já sabemos que os pacientes podem apresentar uma série de sequelas causada pela COVID-19 em vários sistemas do organismo, como fraqueza, fadiga, cansaço e complicações respiratórias. Com essas sequelas, o fisioterapeuta é muito procurado. Pensando nisso, o Conselho decidiu trazer aos profissionais de Barbacena essa atualização para que haja atuação mais adequada possível aos pacientes que sobrevivem”.
Segundo Vivian Machado, coordenadora da Fisioterapia do Hospital Ibiapaba CEBAMS e responsável pelo curso em Barbacena, o fisioterapeuta é muito importante na recuperação do paciente que teve contato com o novo Coronavírus:
“O fisioterapeuta é fundamental na recuperação deste paciente que contraiu COVID-19. Uma parcela significativa continua necessitando de tratamento fisioterapêutico pós alta hospitalar. O exercício terapêutico para os que apresentaram sequelas funcionais é de extrema importância e faz toda a diferença no retorno à suas atividades de vida diária”.
Ao longo do evento, os profissionais tiveram um momento de troca de experiências e atualização sobre os recentes estudos científicos relacionados ao tema.
