A Corrida do Coração 2024 aconteceu no último domingo (15) com várias disputas e emoções. Na categoria feminina a vitória foi de Izabela Tiago, da equipe Life Runners, de Barbacena. Já na faixa masculina, o primeiro lugar foi de Marcio Costa, da equipe EPCAR/Asas da Rivelli, de Barbacena. É a primeira vez em que Izabela e Marcio são campeões da prova, que fecha o calendário da Federação Mineira de Atletismo.
Neste ano, atletas de 33 cidades se inscreveram. Todas as inscrições se esgotaram ainda no mês de novembro, o que só aumentou a expectativa pelo evento entre os participantes.
Como foi a Corrida?
A largada da Corrida do Coração 2024 aconteceu no prédio do Centro Educacional Aprendiz às 08h30. A organização preparou vários checkpoints com água gelada, ampla equipe de apoio, interdição de ruas com equipe própria e com apoio da SETRAN e da GCM, além de atendimento fisioterápico e de aquecimento.
Com tempo nublado, a corrida começou às 08h30 e uma grande disputa começou no pelotão masculino. Trocas constantes de posição deixaram impossível qualquer previsão de vencedores. Já no feminino, a disputa era forte entre as dez primeiras colocadas.
A partir dos 4km de trajeto, a disputa do masculino começa a se desenhar entre Marcio José da Costa, da equipe EPCAR/Asas da Rivelli, e Reginaldo Silva, da equipe ACB/Barbacena. As trocas de posição entre os dois eram constantes, deixando a competição pela vitória mais acirrada. No feminino, Izabela Tiago ampliou a distância entre as concorrentes, aumentando a vantagem da liderança.
Definição nos últimos metros
A vitória no masculino se desenhou apenas nos metros finais, quando Marcio Costa aumentou drasticamente o ritmo em frente ao prédio do Hospital Ibiapaba CEBAMS, na Avenida Dr. Jayme do Rego Macedo, e se distanciou de Reginaldo Silva. O aumento do ritmo surtiu efeito e Marcio completou a prova com 16 minutos e 41 segundos. Reginaldo chegou três segundos depois, com 16 minutos e 52 segundos. Um segundo atrás, William Silva chegou em terceiro lugar. Lucas Freitas (17:26) e Natã Valeriano (17:29) completaram o pódio.
No feminino, Izabela Tiago manteve a vantagem e venceu a prova com 21 minutos e 2 segundos. A disputa feminina ficou acirrada pelas outras posições do pódio geral, sendo definida nos instantes finais. A diferença das atletas que ficaram entre a 2ª e a 6ª posições foi de 18 segundos. Lívia Nascimento terminou a corrida na segunda colocação, com 24 minutos e 3 segundos. Luciana Portes, da equipe NVT – e vencedora da Corrida do Coração 2018 – ficou na terceira posição, com 24 minutos e 5 segundos. Luciana Carnevale obteve a quarta posição com 24 minutos e 15 segundos. Isabella Sandi fechou o pódio com 24 minutos e 18 segundos.
Participação das colaboradoras
Neste ano, colaboradoras do Hospital Ibiapaba CEBAMS participaram de uma faixa especial de premiação. A campeã da categoria foi Camila Gabriel, da Radioterapia, que fechou a Corrida em 27 minutos e 43 segundos.
Para Leandro Miranda, superintendente administrativo-financeiro do Hospital Ibiapaba CEBAMS, a Corrida do Coração 2024 reforça o trabalho da instituição com a Cardiologia de Alta Complexidade:
“Para nós, o cuidado com a prevenção da saúde cardiovascular é fundamental. A Corrida do Coração é uma forma que temos para conscientizar a população desse tema tão importante, reforçando nosso trabalho de referência na região com a Cardiologia de Alta Complexidade. Agradeço às centenas de atletas que estiveram conosco neste ano”.
Evento aprovado
A Corrida do Coração 2024 foi a primeira da professora Ana Aragão, de São João del-Rei. Ela ressalta o acolhimento que recebeu dos atletas:
“Foi um percurso maravilhoso e a união dos atletas foi muito acolhedora para mim, que corro pela primeira vez. Senti um clima muito bom porque esse evento foi extremamente democrático, reunindo jovens de 14 anos a idosos de 90 buscando a boa saúde. Parabéns ao Hospital Ibiapaba CEBAMS por essa campanha de conscientização e prevenção à saúde que é a Corrida do Coração”.
Quem também correu pela primeira vez em uma competição oficial foi Moara Silva, de Alfredo Vasconcelos. Ela explica que a empolgação dos atletas foi fundamental para cruzar a linha de chegada:
“Minhas amigas me incentivaram a correr e eu decidi participar da Corrida do Coração. Essa foi minha primeira corrida na vida e pensei em desistir durante o percurso porque achei que não conseguiria chegar ao final. Porém, a empolgação dos participantes em quebrar seus limites para cruzar a linha de chegada me incentivou bastante a continuar e completar a prova”.
Para Adriano Oliveira, do Laboratório São José, a Corrida do Coração 2024 superou as expectativas:
“Este é o primeiro ano em que o Laboratório São José é Partner Master da Corrida do Coração e o evento superou nossas expectativas. Nossa avaliação é a mais positiva possível! Vimos muita organização e um público bem bacana, que estava bastante engajado com a Corrida”.
Congresso Técnico e solidariedade
No dia 12 de dezembro (quinta-feira) aconteceu no auditório do Centro Educacional Aprendiz o Congresso Técnico da Corrida do Coração. No Congresso, os atletas receberam dicas de saúde dos médicos Rodrigo Mariano e Rodrigo Santos
A solidariedade também tomou conta dos atletas. Cada inscrito foi convidado a doar um litro de leite longa vida. Foram cerca de 100 litros doados. As doações serão divididas entre o CEBAMS e o Instituto Aprendiz Solidário.
Corrida do Coração 2025
A próxima Corrida do Coração já tem data marcada: 14 de dezembro de 2025. Mais detalhes de inscrições serão divulgados no ano que vem.
Sobre a Corrida do Coração 2024
A Corrida do Coração ® 2024 é uma realização do Hospital Ibiapaba CEBAMS e do Corridão. A prova tem o Patrocínio Master de Labcaltec e Laboratório São José. O evento conta com o patrocínio de Medscaner e RossMedical. A Corrida do Coração ® 2024 conta com o apoio de Controller Gestão em Negócios, Célula Gestão de Documentos, Biomig, SABL, Silks Color, CORE, Eurofarma, TV Integração e Sistema de Ensino Aprendiz. A promoção é da TV Barbacena e do Corridão.
Corrida do Coração ® é uma marca registrada do CEBAMS.
MAIS: