Corrida do Coração 2023 marca o fim do calendário de corridas rústicas em MG

Faça sua doação

Última corrida do calendário oficial da Federação Mineira de Atletismo e realizada no dia 17 de dezembro, a Corrida do Coração retornou às ruas de Barbacena em 2023 com várias disputas e emoções. Na categoria feminina, a vitória foi de Erika Vieira, do Clube Dom Pedro II, de Conselheiro Lafaiete. Já na faixa masculina, o primeiro lugar foi de Reginaldo Silva, da equipe Corridão/Silveira. Com a vitória no dia 17, Reginaldo tornou-se bicampeão da Corrida do Coração. O atleta havia sido o vencedor da prova em 2019.

Ao todo, mais de 200 atletas participaram da Corrida, que foi homologada pela Federação Mineira de Atletismo, e da Caminhada, que se transformou em um momento de diversão e esporte para famílias e colaboradores do Hospital Ibiapaba CEBAMS.

Como foi a Corrida?

A largada da Corrida do Coração 2023 aconteceu no prédio do Centro Educacional Aprendiz. Uma série de novidades foi preparada pela organização, como água gelada nos checkpoints, ampla equipe de apoio, carro madrinha com cronômetro e ativações de parceiros, proporcionando mais conforto e interação aos atletas. Na parte esportiva, a principal novidade foi o trajeto, com a ausência de morros. O circuito plano atraiu atletas de 20 cidades de todo o Brasil, como Belo Horizonte e Campinas (SP).

Com tempo nublado, a corrida começou às 08h30 e logo nos primeiros metros uma disputa chamava a atenção: a de Reginaldo Silva e de William Nogueira, que disputaram o primeiro lugar da prova masculina por quase um quilômetro. No feminino, Erika Vieira imprimiu ritmo forte e conseguiu se distanciar das outras competidoras.

Minutos depois, o sol apareceu, criando um novo desafio a todos os atletas: o aumento da temperatura. Na disputa pela liderança do masculino, Reginaldo e William aumentaram o ritmo e se isolaram em um pelotão. Ao chegar próximo dos 3 quilômetros, Reginaldo se distanciou e manteve a liderança até o final da prova, sagrando-se bicampeão da prova ao completar o circuito em 21 minutos e 59 segundos.

Já no feminino, Erika Vieira venceu a prova ao ultrapassar a linha de chegada em 25 minutos e 53 segundos.

Neste ano, colaboradores do Hospital Ibiapaba CEBAMS participaram de uma faixa especial de premiação. O campeão dessa categoria foi o farmacêutico José Leandro de Melo Filho, que obteve o tempo de 32 minutos e 45 segundos.

Da esquerda à direita: a gerente administrativa do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Valéria Tanus, o farmacêutico Leandro Melo, o superintendente administrativo-financeiro do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Leandro Miranda, e o Dr. Maurício Neto.

Para o Dr. Gustavo Bello, a Corrida do Coração é um momento de apresentar à comunidade de Barbacena e região o trabalho desempenhado pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS na Cardiologia de Alta Complexidade:

“Para nós, o cuidado com a prevenção da saúde cardiovascular é fundamental. Por isso fazemos desde 2017 a Corrida do Coração e o Congresso Técnico. Essa é uma oportunidade que temos de apresentar a vocês toda a nossa linha de cuidados para que vocês possam cuidar mais ainda da saúde. Agradeço a cada atleta que acreditou na Corrida do Coração e que participou da ultima corrida rústica de Minas em 2023”.

O Dr. Maurício Neto observou que a mensagem da Corrida do Coração cria nos atletas a necessidade de cuidado com a saúde:

“Esse evento é muito importante para o Hospital e para o esporte de toda a região. A mensagem trazida pela Corrida do Coração ao alertar dos cuidados com o coração fundamental para uma boa qualidade de vida. Esse cuidado se espalha por outras partes da vida, gerando mais saúde para os atletas, que passam a compartilhar essa ideia com as pessoas próximas”.

Já Leandro Miranda, superintendente administrativo-financeiro do Hospital Ibiapaba CEBAMS, ressaltou o clima da prova e agradeceu aos envolvidos na Corrida do Coração:

“A Corrida do Coração 2023 foi um evento muito bem organizado, realizado em um clima excelente, reunindo pessoas de todos os sexos e de diferentes idades. Pude conversar com várias famílias que vieram participar ou assistir à prova. Esse resultado só é possível com o apoio de todos os atletas, patrocinadores, parceiros e órgãos de segurança, que contribuíram para essa verdadeira celebração do esporte”.

Bicampeão da prova, Reginaldo Silva disse que o traçado plano da prova contribuiu com seu desempenho:

“É muito gratificante ser bicampeão da Corrida do Coração. O novo traçado ficou muito bom e contribuiu muito para o meu desempenho. Parabéns ao Hospital Ibiapaba CEBAMS pelo evento e agradeço ao meu patrocinador, Silveira Supermais, pelo apoio”

Erika Vieira disse que o percurso e o evento foram excelentes:

“O percurso e o evento foram excelentes e a Corrida é uma excelente iniciativa para que a população cuide mais da saúde. Gostaria de parabenizar ao Hospital Ibiapaba CEBAMS, que é referência regional, pela realização da Corrida do Coração. Agradeço à SABL, nas pessoas dos Drs. Maurício Silva e Maurício Neto, que proporcionaram minha participação nesta prova”.

Como foi a caminhada?

Neste ano, a Corrida do Coração lançou uma nova categoria: a Caminhada. Iniciando após a largada da Corrida, dezenas de pessoas participaram da caminhada, que contou com o personagem Dr. Falador para divertir e animar os participantes durante o trajeto. A caminhada reuniu famílias que aproveitaram o domingo de manhã para fazer uma atividade física. Todos os participantes da caminhada receberam o kit da Corrida e a medalha de participação.

Congresso Técnico e solidariedade

No dia 16 de dezembro (sábado) aconteceu no auditório do Centro Educacional Aprendiz o Congresso Técnico da Corrida do Coração. No Congresso, os atletas receberam dicas de saúde dos médicos Gustavo Bello, Ludimyla Souza, Rodrigo Mariano, da fisioterapeuta Vivian Machado e do personal trainer Natã Valeriano.

Os participantes do Congresso Técnico também participaram de sorteio de duas inscrições da Volta Internacional da Pampulha 2024, uma cortesia da Federação Mineira de Atletismo.

A solidariedade também tomou conta dos atletas. Cada inscrito foi convidado a doar um litro de leite longa vida. Foram cerca de 100 litros doados.

Confira o pódio geral masculino:

1º: Reginaldo José da Silva – Equipe Corridão Barbacena – 21:59
2º: William Cesar Nogueira Silva – Equipe Mega Academia Barbacena – 22:53
3º: Valdir Marcos de Almeida – Equipe Unimed Barbacena – 23:24
4º: Natã Valeriano – Equipe NVT Assessoria Esportiva Barbacena – 23:45
5º: Carlos Alberto Lopes Amaral – 23:52

Confira o pódio geral feminino:

1º: Erika Maria Vieira – Equipe Clube Dom Pedro II Conselheiro Lafaiete – 25:53
2º: Luciana Aparecida Pinto Portes – Equipe NVT Assessoria Esportiva Barbacena – 31:35
3º: Luciana Soares de Jesus Carnevale – 32:25
4º: Stefanie Sorbello – 32:39
5º: Cíntia Silva Vidigal – 33:05

Pódio feminino da Corrida do Coração 2023
Pódio masculino da Corrida do Coração 2023

Confira as fotos do evento:

Sobre a Corrida do Coração 2023:

A Corrida do Coração ® 2023 é uma realização do Hospital Ibiapaba CEBAMS e do Corridão. A prova tem o Patrocínio Master de Mhédica e Net-Rosas. O evento conta com o patrocínio de Medscaner, SABL, RossMedical, Controller Gestão em Negócios, ESCLA, Inácio de Carvalho Engenharia e Construção, Célula Gestão de Documentos, SPDATA, Labcaltec. A Corrida do Coração ® 2023 conta com o apoio de Equipacare, WA Projetos em Saúde, Unimed Barbacena, INTO – Instituto de Ortopedia de Barbacena, Invita Medical e Sistema de Ensino Aprendiz. A promoção é da TV Barbacena, do Barbacena Online e do Corridão.

Corrida do Coração ® é uma marca registrada do CEBAMS. A prova é autorizada pela Federação Mineira de Atletismo.

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos de Farmacêutico Coordenador

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está recebendo currículos de Farmacêutico Coordenador. Para o cargo,…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora