Corrida do Coração 2019 tem disputa impressionante e quebras de recordes

Faça sua doação

Notícia atualizada em 16/12/2019, às 18h10

Penúltima corrida do calendário oficial da Federação Mineira de Atletismo e a última do ano em Barbacena, a Corrida do Coração 2019 não foi apenas a maior edição já feita da prova. Também foi a mais emocionante, com uma disputa no masculino que deixou o resultado indefinido até minutos antes do fim.

A vitória no feminino foi de Thainara Silva. No masculino, quem venceu foi Reginaldo Silva. Os dois atletas bateram os recordes de tempo das categorias na Corrida do Coração. Ao todo, cerca de 200 atletas de Barbacena e região participaram da prova, que encerrou o Ranking Corridão de Corridas de Rua de Barbacena.

Como foi a Corrida?

Antes da prova, uma notícia circulava a concentração: a líder do Ranking Corridão, Érica Silva, não havia feito a inscrição para a Corrida do Coração 2019. O caminho estava aberto para que Luciana Portes, vice-líder do Ranking, vencesse a competição. Porém, para que isso acontecesse, Portes precisava, necessariamente, ganhar a Corrida do Coração. Caso vencesse, ela somaria mais 30 pontos no Ranking e atingiria 214 pontos.

Segundo colocado do Ranking Corridão de Corridas de Rua de Barbacena, o atleta Gabriel Carvalho tomou a dianteira assim que foi dado o sinal de largada. No final da Rua Bahia, Carvalho era seguido de perto por Reginaldo Silva e, logo atrás, seguia Valdir Almeida, o Dilim.

A disputa entre os três começou a dissipar na Rua Sena Figueiredo, quando Carvalho e Silva dispararam na frente e, lado a lado, disputavam o primeiro lugar. Por diversos instantes, no centro de Barbacena, Reginaldo e Gabriel trocavam o primeiro lugar. Em ritmo e rendimento semelhantes, e a cerca de um quilômetro para a linha de chegada, o que se desenhava era a decisão após conferência das imagens.

Descida muda rumo da corrida masculina

Porém, tudo mudou na Rua Baronesa Maria Rosa, no bairro Boa Morte. Próximo ao Colégio Estadual, Reginaldo acelerou e Gabriel não conseguiu acompanhar o ritmo. Esta foi a primeira vez em todo o percurso que um atleta conseguiu se isolar na liderança. Ao chegar na Avenida Sanitária, Reginaldo Silva demonstrava forte cansaço, mas faltando poucos metros para o término da corrida, o atleta não se abateu e venceu a prova, batendo o recorde da corrida, com o tempo de 16 minutos e 36 segundos. Gabriel Carvalho chegou 18 segundos depois de Silva.

Ao ultrapassar a linha de chegada, Reginaldo sentiu o esgotamento e se deitou no chão da concentração da Corrida do Coração, onde foi prontamente atendido pelas equipes do Hospital Ibiapaba CEBAMS e da Reabilitar Fisioterapia. Após se reestabelecer, Reginaldo celebrou seu primeiro título da Corrida do Coração.

“Foi um privilégio participar dessa corrida e ser o vencedor da Corrida do Coração. O percurso foi surreal, muito bonito! Eu gosto muito de subida e o trajeto possuía vários morros e muitas descidas. Agradeço a Jesus Cristo pelo resultado e aos meus patrocinadores: Colégio Aprendiz e dona Cristiane, Complemento, Studio Pilates, Academia Elite, Santa Clara, Plural”, disse Reginaldo.

Virtual campeão do Ranking Corridão de Corridas de Rua de Barbacena, Valdir Almeida, o Dilim, chegou na terceira posição.

Quebra de recorde e emoção no feminino

A campeã da Corrida do Coração 2019, Thainara Silva, teve desempenho incrível ao se isolar das concorrentes e, sem maiores dificuldades, completar a prova em 22 minutos e 20 segundos. Sem aparentar cansaço com o percurso, Thainara conseguiu um feito: bateu o recorde da prova no feminino em quase dois minutos. Com a vitória de Thainara, Luciana Portes não conseguiu atingir Érica Silva no Ranking Corridão.

A campeã da Corrida do Coração disse que se prepara há anos para vencer a prova:

“Vencer a Corrida do Coração foi muito gratificante porque, em 2017, participei da Corrida 50 e terminei a prova na quarta colocação geral. Desde então, uma das minhas metas é evoluir na prova e conseguir vencer. O resultado foi muito importante para mim e foi uma sensação maravilhosa vencer a Corrida do Coração 2019. Quero agradecer aos meus patrocinadores pelo apoio: Corpore Academia, CT Falcon, Oficina Beira Rio e AECO”, destacou Thaynara.

Homenagens

Colaboradores do Hospital Ibiapaba CEBAMS que obtiveram os melhores tempos nos rankings feminino e masculino foram homenageados com um certificado entregue no pódio. O enfermeiro Maciel Martins obteve o melhor tempo dos colaboradores, com 24 minutos e 02 segundos de percurso. Já a colaboradora do setor de Recursos Humanos, Ariane Lopes, foi a melhor do feminino, fechando a prova com o tempo de 31 minutos e 07 segundos. Além deles, a coordenadora do setor de Lavanderia do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Etelvina Rodrigues, também subiu ao pódio na faixa feminina de 50 a 54 anos, obtendo o terceiro lugar.

Esporte, informação e saúde

Presente na Corrida do Coração 2019, o diretor geral do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, disse que a Corrida do Coração é fundamental para a educação dos atletas e da população sobre saúde. A instituição é referência do SUS em cardiologia de alta complexidade, atendendo 51 cidades e uma população de cerca de 800 mil habitantes:

"Frequentemente vemos notícias de atletas profissionais tendo morte súbita. A Corrida do Coração é fundamental para trazer um alerta sobre doenças cardiovasculares, que são as que mais matam em nossa região, e conscientizar atletas e população sobre a morte súbita. Com essa conscientização, esperamos que as pessoas busquem exames preventivos e, caso algo seja detectado, possam fazer tratamento e prevenção, aumentando assim a qualidade de vida", disse.

Ranking Corridão

O resultado do Ranking Corridão de Corridas de Rua será divulgado em uma cerimônia que acontece nesta terça-feira (17), às 19h30.

CONFIRA OS PÓDIOS GERAIS NO FEMININO E MASCULINO:

FEMININO

1º – Thainara SILVA (22:20)
2º – Thamires ANDRADE (24:35)
3º – Luciana PORTES (25:12)
4º – Charlene DAMASCENO (25:41)
5º – Mariane SILVA (25:44)

MASCULINO

1º – Reginaldo SILVA (16:36)
2º – Gabriel CARVALHO (16:54)
3º – Valdir ALMEIDA (17:35)
4º – João FAUSTINO (19:06)
5º – Miller ANDRADE (19:09)

Sobre a Corrida do Coração

A Corrida do Coração® foi uma realização do Hospital Ibiapaba Cebams e da ASCORB. A prova possui patrocínio master da Célula Gestão de Documentos, Residencial Santa Helena – HO Engenharia, SPData – Serviço de Processamento de Dados, Unimed Barbacena e Artsilk. A prova tem o apoio de Bornhallmann Auditores, NetRosas Telecom, TV Integração – Afiliada Globo, Globo Esporte Zona da Mata, Vitacuore Cardiologia, Jornal Expresso, TV Barbacena e Reabilitar Fisioterapia. O evento possui apoio institucional da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). Corrida do Coração é uma marca registrada do CEBAMS.

CONFIRA ABAIXO AS FOTOS DA PROVA:

Corrida do Coração 2019 - 15/12/2019

Mais matérias para você ler

Mês da experiência do cliente: conheça o trabalho do GEC

Em agosto o Hospital Ibiapaba CEBAMS celebra o Mês da Experiência do Cliente. Foi em…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para assistente social

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos de assistentes sociais. Os interessados devem possuir…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para auxiliar de limpeza

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos de auxiliar de limpeza. A vaga é…

Leia agora