O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe na próxima quinta-feira (13), às 10h, a Dra. Luciana Alves, presidente da ONG Clube do Marca-passo, para uma palestra gratuita destinada ao público usuário do equipamento. A palestra trará informações sobre o uso do marca-passo e outros dispositivos médicos implantáveis, além de mostrar os direitos que os usuários dos equipamentos têm, mas que, por falta de informação, não conseguem usufruir. Atualmente, mais de 400 mil pessoas no Brasil utilizam dispositivos médicos implantáveis, como o marca-passo.
Psicóloga e Pós-Doutora pela UFMG, a Dra. Luciana Alves realiza palestras no Brasil inteiro que foram vistas por mais de 70 mil pessoas só em 2016. Alves é usuária de marca-passo e, desde 2012, se engaja na luta dos direitos dos portadores do equipamento. Em 2016, fundou a ONG Clube do Marca-passo.
As vagas presenciais na palestra são limitadas. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no telefone (32) 3339-3611. A palestra será transmitida ao vivo no site da instituição, o www.ibiapaba.com.br, para as pessoas interessadas no tema, mas que não puderem comparecer ao evento.
O que é o marca-passo?
O marca-passo é um dispositivo eletrônico idealizado para corrigir determinadas doenças do coração, que reduzem a frequência dos batimentos cardíacos e produzem sintomas incapacitantes. O marca-passo artificial substitui o sistema elétrico natural do coração que, em condições normais, trabalha com cadência e frequência adequadas e responde de acordo com as necessidades do corpo humano. O marca-passo é composto por um gerador (circuito eletrônico e uma bateria) e eletrodos, que são fios metálicos revestidos por uma fina camada de silicone. Conectados ao gerador, conduzem a eletricidade para o coração.
Dra. Luciana Alves. Imagem: Divulgação