CEBAMS contra a influenza

Faça sua doação

Todos os colaboradores do Hospital Ibiapaba/CEBAMS receberão a vacina contra a Influenza de 06 a 09 de Maio de 2014. A ação faz parte da Campanha de vacinação do Ministério da Saúde e protege contra os vírus mais circulantes no país, por isso os colaboradores que se vacinaram no ano passado devem receber a dose novamente. A vacina é segura e só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores.

A Técnica de Segurança do Trabalho  do CEBAMS, Hérika Nascimento, destaca que é importante que todos os colaboradores recebam a vacina para garantir a sua segurança. “A vacinação pretende imunizar todas as pessoas que trabalham em instituições de saúde e que estão expostas à doença. Isso é segurança para o colaborador e para o paciente e não podemos perder tempo. As temperaturas estão caindo e é importante que as pessoas que prestam assistência na área da saúde estejam protegidas durante o período mais crítico da doença.”

A CAMPANHA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos, até o dia 9 de maio: crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais..

SEGURANÇA – A vacina é ofertada a grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, conforme recomendação da OMS. Ela é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos de Farmacêutico Coordenador

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está recebendo currículos de Farmacêutico Coordenador. Para o cargo,…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora