Avaliação da saúde ajuda a prevenir hipertensão

Faça sua doação

Hoje, 26 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Também conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial pode acometer crianças, adolescentes, adultos e idosos de ambos os sexos. Silenciosa, a doença provoca o estreitamento das artérias e faz com que o coração precise bombear o sangue com cada vez mais força para impulsioná-lo por todo organismo e depois recebê-lo de volta.

A doença atinge um quarto de toda a população brasileira, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde. Ela também é responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no país. Além destes dados alarmantes, outra informação preocupa: 50% dos hipertensos no Brasil ainda não sabem que têm o problema.  

Prevenir e controlar os índices de hipertensão é de suma importância, já que, segundo dados do Ministério da Saúde, os problemas cardiovasculares são responsáveis por aproximadamente 300 mil mortes por ano no Brasil.

Segundo o médico cardiologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Henrique Telles Gontijo, a pandemia de COVID-19 desenvolveu hipertensão em algumas pessoas devido aos maus hábitos de saúde desenvolvidos no período:

“Durante a pandemia, muitas pessoas pararam de cuidar da saúde. Com o retorno às atividades habituais, foi possível notar o aumento dos pacientes hipertensos. Isso se deve muito às restrições de atividades durante a pandemia, fazendo com que muitas pessoas ficassem mais sedentárias e abandonassem bons hábitos, como alimentação balanceada. Muitos passaram a ingerir uma quantidade maior de calorias, além de não se exercitarem mais”.

Com o retorno às atividades, o Dr. Henrique também observa que é necessária uma avaliação médica antes de voltar aos exercícios físicos, para que a pessoa entenda suas condições de saúde no pós-pandemia:

“As atividades físicas são importantes para a melhoria da saúde e controle da hipertensão. Mas, antes de começar, é muito importante fazer um check-up completo para entender as condições atuais do seu corpo e do seu coração. Com isso, o médico poderá indicar o ritmo ideal de exercícios e os cuidados necessários para manter boa saúde. A prevenção de doenças, como a hipertensão – que pode desencadear outras – começa com o cuidado. Um desses cuidados são exames em dia e acompanhamento especializado”.

O Dr. Henrique Gontijo. Imagem: Divulgação/HIC

Mais matérias para você ler

CENTRO ONCOLÓGICO DO HOSPITAL IBIAPABA CEBAMS

Pronunciamento oficial do Diretor-presidente do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, CEBAMS, Dr. Osmara…

Leia agora

Inauguradas as novas instalações do Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS

Foi na manhã dessa sexta-feira, dia 5 de dezembro, a solenidade de entrega das obras…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS inaugura novas instalações do Centro Oncológico

Depois da entrega do Serviço de Radioterapia, em 2022, considerado um salto na qualidade do…

Leia agora