Implantação do programa de uso racional dos antimicrobianos
A administração inadequada de antimicrobianos é capaz de comprometer a resposta clínica do paciente, aumentar custos com internação e contribuir para o surgimento de bactérias multirresistentes. O uso racional de antimicrobianos é benéfico para o paciente infectado e também para a instituição de saúde.
No mês de Junho o Hospital Ibiapaba/CEBAMS implantou o módulo de Auditoria de Antimicrobiano no Sistema de Gerenciamento Hospitalar – SPData , como projeto piloto para substituição da sistemática atual, que é realizada manualmente.
Para que o sistema de Auditoria de Antimicrobiano digital funcione de forma correta e coesa, com os profissionais envolvidos, os médicos do CTI – onde o Prontuário Eletrônico (PEP) já se encontra em funcionamento desde 2014, receberam treinamento de como utilizar o sistema de prescrição e acompanhamento da auditoria de antimicrobianos.
O objetivo principal do novo sistema de auditoria implantado, que será acompanhado pela SCIH da Instituição, é potencializar a garantia do uso racional de antimicrobianos, de forma a monitorar e acompanhar as solicitações, garantindo que os pacientes recebam tratamento certo, diminuindo o risco da resistência bacteriana.
Médicos do CTI recebem treinamento de como usar o
programa de Auditoria de Antimicrobiano