Arcebispo de Mariana faz visita histórica ao Hospital Ibiapaba CEBAMS

Faça sua doação

O Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, visitou hoje (29) o Hospital Ibiapaba CEBAMS. A visita marca a repetição de uma cena ocorrida na inauguração do Hospital, quando o então arcebispo, Dom Oscar de Oliveira, abençoou o Hospital há 50 anos atrás.

Dom Geraldo foi recebido pela direção do Hospital, coordenadores, colaboradores e representantes eclesiásticos. Após a recepção, ele seguiu em direção às obras do Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, onde conheceu o projeto e abençoou o local. De lá, Dom Geraldo e o Padre Vanderli Reis, da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, tiveram as pressões aferidas pelo Dr. Adahilton Bello, um dos fundadores da instituição. A aferição fez parte da campanha do Dia Mundial do Coração, comemorado nesta sexta-feira (29), e realizada com acompanhantes e visitantes durante todo o dia.

Após a aferição, Dom Geraldo realizou uma celebração que contou com a presença de centenas de pessoas. A celebração repetiu uma imagem impressionante da inauguração do Hospital, quando as galerias da instituição ficaram lotadas para uma missa presidida pelo Monsenhor Mário Quintão. Pacientes, colaboradores, acompanhantes e corpo clínico acompanharam a celebração da mesma forma que há 50 anos atrás. Ainda na celebração, Dom Geraldo – acompanhado pelo Dr. Bello, Dr. Luiz Eduardo Grisolia (diretor-geral do Hospital) e Padre Vanderli – descerrou uma placa próxima ao Centro Cirúrgico, que homenageia sua visita e relembra a visita de Dom Oscar em 1967.

"Está fazendo um ano que saí do Hospital, onde eu tive uma infecção generalizada. Depois de 20 dias na UTI e 30 dias no hospital, experimentei estar nos braços misericodiosos do Pai que me ama. Fiquei em paz, consciente o tempo todo e da gravidade do caso. Então, que todos nós possamos, conscientemente, nos colocar nos braços do Pai que ama a todos", disse Dom Geraldo.

O Diretor-Geral do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Luiz Eduardo Grisolia, relembrou a passagem de Dom Oscar de Oliveira na instituição e ressaltou a importância da fé para as pessoas:

"Há exatos 50 anos, Dom Oscar de Oliveira, Arcebispo de Mariana, neste mesmo local proferiu uma benção dando por entregue ao povo de Barbacena e região esta casa de saúde e amparo a quem busca o restabelecimento de sua saúde física. A priori, esta é a nossa missão, porém sabemos que os seres humanos são muito mais do que a parte física e material que lhes dá substância, temos a parte espiritual que, para nós católicos, e todos que professam uma crença, transcende a temporalidade da matéria. É preciso ter fé. É preciso ter esperança. É preciso relembrar que a vida é dom de deus e a ele cabe cuidar do momento de seu início terreno até seu fim, fim este que nada mais é do que o princípio de uma nova etapa na existência", pontuou.

Após a celebração, Dom Geraldo visitou o setor de Oncologia, abençoando pacientes, acompanhantes, a estrutura e membros da APPC. Em seguida, Dom Geraldo visitou uma paciente que tem um longo histórico de trabalho dentro da Igreja Católica em Barbacena. Antes de encerrar a visita, Dom Geraldo visitou a Capela do Hospital e descerrou o marco do cinquentenário, localizado na entrada do Hospital.

Confira as fotos da visita:

Visita do Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, ao Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena - 29/09/2017

Confira o vídeo da celebração presidida por Dom Geraldo:

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos de Farmacêutico Coordenador

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está recebendo currículos de Farmacêutico Coordenador. Para o cargo,…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora