Adrenalina e solidariedade marcam Corrida do Coração 2018

Faça sua doação

A Corrida do Coração, corrida rústica realizada em Barbacena no último domingo pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS e pela ASCORB, arrecadou mais de 100 litros de leite longa vida, que foram doados à Associação dos Portadores de Câncer e Seus Familiares (APPC). Cada atleta inscrito na prova foi convidado a doar um litro de leite no dia da corrida, o que transformou a prova em uma verdadeira festa da solidariedade. A doação à entidade, que possui uma parceria com o Hospital Ibiapaba CEBAMS há vários anos, foi entregue ainda no dia da corrida às voluntárias da APPC.

A Corrida do Coração foi uma realização do Hospital Ibiapaba CEBAMS e da ASCORB, e foi apresentada por Vitacuore Cardiologia e Geriatria. A prova teve patrocínio master da SPData, NEC Excelência em Cardiologia, Silk's Color e Residencial Santa Helena, da HO Construtora. A prova recebeu o apoio de Net-Rosas Telecom, TV Integração – Afiliada Globo, Globo Esporte.com Zona da Mata, Célula Gestão de Documentos, Barbacena Shopping, SEMTRA, Jornal Expresso e TV Barbacena. O evento possui apoio institucional da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) e faz parte da campanha nacional Coração na Batida Certa, promovida pela entidade.

Como foi a corrida?

Na categoria masculina, o atleta Fabiano Marques, que tem 31 anos e é da equipe Pegasus, foi o campeão após completar o percurso com 17 minutos e 1 segundo.  Marques, que é da cidade de Carandaí, ficou orgulhoso em levar o nome de sua cidade ao topo do pódio:

“O percurso foi um pouco pesado, mas eu me preparei bem. Esta foi minha última corrida do ano e consegui não apenas a vitória, mas levei também o nome da minha cidade no lugar mais alto do pódio”, disse.

Na categoria feminina, a atleta Luciana Portes, da equipe Calango Runners, de Barbacena, foi a campeã, completando o percurso em 24 minutos e 12 segundos. Emocionada, Luciana disse que esse foi seu melhor resultado:

"Foi uma surpresa vencer a Corrida do Coração. Não esperava e me esforcei muito para obter esse resultado. Foi meu melhor resultado até hoje. Foi uma prova de muita velocidade e fiquei muito feliz em vencer".

Cuidados com a saúde

O cuidado com a saúde também foi foco na Corrida do Coração. Antes mesmo da corrida, uma palestra com o tema “Morte Súbita no Esporte”, ministrada pelo Dr. Henrique Gontijo, da VitaCuore Cardiologia e Geriatria, reuniu mais de uma centena de pessoas no auditório do Hotel Master Plaza, em Barbacena. No dia da corrida, uma ação social promovida pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS ofereceu aferição de pressão e testes de glicemia aos atletas e ao público na linha de chegada.

O diretor geral do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, pontuou que a Corrida do Coração tratou de um tema muito importante: a morte súbita. “A Corrida foi um evento para chamar a atenção das pessoas para uma questão muito importante, que é a morte súbita. É possível prevenir o caso com acompanhamento de um médico cardiologista e de exames. Mesmo os atletas que já são profissionais ou aquelas pessoas que praticam esportes regularmente precisam se cuidar”.

Diretor Técnico da instituição, o Dr. Paulo Gonçalves disse que a Corrida do Coração estimula os participantes a desenvolver hábitos de prevenção à saúde. “O evento estimula à prevenção da saúde. E o coração, como órgão vital, precisa ser bem cuidado. Uma corrida como a Corrida do Coração estimula que as pessoas não pratiquem apenas um esporte, mas também criem bons hábitos para a saúde”.

O evento contou com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) e faz parte da campanha nacional “Coração Na Batida Certa”. Hoje, no Brasil, mais de 300 mil pessoas morrem ao ano vítimas de morte súbita. Em 50% dos casos, segundo a SOBRAC, crianças ou adolescentes asssitem à morte súbita, sem poder contar com o auxílio de um adulto ou até mesmo ajudar. 86% das paradas cardíacas acontecem nas casas das vítimas.

Confira abaixo os resultados da prova:

Masculino Geral:

1º: Fabiano Marques (Pegasus) – 17:01
2º: Alexandre Chagas (ASCORB/Corridão) – 17:47
3º: Miller Andrade (Pegasus) – 18:54
4º: Jorge de Paula (Calango Runners) – 19:03
5º: Igor Almeida – 19:07

Feminino Geral:

1ª: Luciana Portes (Calango Runners) – 24:12
2ª: Luana Dutra (Running Barroso) – 24:38
3ª: Vânia Campos (ASCORB) – 25:49
4ª: Jeciara Magri – 27:02
5ª: Marcela Talyuli – 27:33 

CONFIRA ABAIXO AS FOTOS DO EVENTO:

Corrida do Coração 2018 - 16/12/2018

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos de Farmacêutico Coordenador

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está recebendo currículos de Farmacêutico Coordenador. Para o cargo,…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS aprimora serviços de endoscopia alta e baixa e reduz fila de espera por exames

No último dia 6 de maio, o novo Serviço de Colonoscopia do Hospital Ibiapaba CEBAMS…

Leia agora

Parceria entre Oratório (Salesianas) e Hospital Ibiapaba/CEBAMS beneficia Projeto Social

Quais as possibilidades de reutilização de uma garrafa plástica? A maioria das pessoas certamente a…

Leia agora