Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza sonho de paciente oncológica de conhecer o cinema

Faça sua doação
A acompanhante Michele Resende, a paciente Aline Mendes e a enfermeira paliativista Priscila Santos

Na última terça-feira (3), o Hospital Ibiapaba CEBAMS realizou o sonho de uma paciente oncológica em cuidados paliativos. Aos 39 anos, Aline Mendes nunca havia ido ao cinema e esse era um de seus maiores desejos. A equipe do hospital proporcionou a ela essa experiência especial, acompanhada pela irmã mais velha, Michele Resende, e pela enfermeira paliativista Priscila Santos.

Priscila explicou que o cuidado paliativo vai além do tratamento da dor física. Segundo ela, a abordagem tem como foco principal a pessoa. “O cuidado paliativo vem com o enfoque na pessoa. A pessoa é a parte mais importante do tratamento. Esse cuidado é iniciado de forma precoce, para que acompanhe todo o tratamento. Nesse conceito, nós tivemos a oportunidade de levar uma paciente além dos muros do hospital.”, explicou.

Aline contou, emocionada, como foi viver a experiência de ir ao cinema pela primeira vez. “Eu nunca tinha ido e realizei o meu sonho. O cinema é muito grande. Eu até comecei a chorar de emoção, porque nunca tinha visto algo assim. É a primeira vez que vejo uma tela tão grande na minha vida. Agora quero voltar mais vezes com a minha irmã”, declarou.

A enfermeira também destacou a importância do acolhimento no cuidado com os pacientes. “Eu me sinto realizada a cada momento em que consigo promover um tratamento individualizado, centrado na pessoa, respeitando crenças, valores e desejos. Também é fundamental acolher os familiares, porque, além da doença, existe toda uma rotina de tratamento e diversas dimensões do ser humano envolvidas. Trabalhamos muito com o conceito de dor total, que considera não apenas a dor física, mas também as dores sociais, espirituais e emocionais”, acrescentou.

Michele, que acompanhou a irmã durante o passeio, falou sobre o momento vivido pela família.“Amei estar presente nesse momento tão especial para ela e quero acompanhá-la durante todo o tempo. Ela é minha única irmã e eu a amo muito. Vou estar ao lado dela até o último momento, independentemente de qualquer coisa. Se eu pudesse, daria metade de mim para que ela não estivesse passando por isso. Mas, já que está, estarei com ela em todos os momentos”, finalizou.

Mais matérias para você ler

Hospital Ibiapaba CEBAMS firma parceria com a CEDplan e amplia acesso aos serviços de saúde

O Hospital Ibiapaba CEBAMS assinou contrato com a Cedplan, ampliando sua rede de convênios e…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículo de Técnico em Patologia Clínica

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, está recebendo currículos para a vaga de Técnico em…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS inaugura mais um serviço para a população de Barbacena e região

O “Ibiapaba Mais Saúde” traz um novo conceito em atendimento ambulatorial para aqueles que necessitem…

Leia agora