Com cerca de 220 corredores de todas idades e vindos de Barbacena e região, a Corrida do Coração, realizada na manhã deste domingo, dia 14 de dezembro, provou que já está consolidada no calendário do atletismo da cidade. Criada com objetivo de incentivar a prática de esportes e a prevenção de doenças cardiovasculares, por meio de hábitos saudáveis, a Corrida do Coração, realizada desde 2017, já é uma tradição e é considerada pelos atletas como uma prova de nível médio, mas muito disputada e sempre atraindo os melhores corredores de Barbacena e região. Para Luiz Carlos do Amaral, corredor veterano e um dos fundadores da Associação dos Corredores de Rua de Barbacena (ASCORB), a Corrida do Coração é motivo de orgulho para ele por ter sugerido ter sugerido que o Hospital Ibiapaba realizasse uma prova de rua, para anualmente celebrar o esporte e o quanto prática esportiva é importante para a saúde da população. “Junto com o saudoso Diego Cobucci, me considero um padrinho desta competição e espero que ela se mantenha com a qualidade de sempre, enriquecendo o calendário esportivo da cidade.” Outro veterano que aprova a Corrida do Coração é o corredor Luiz Carlos Scari. Corredor de rua desde 1971, quando participou de uma competição pela primeira vez, sua paixão pelo atletismo é tão grande que ele tem tatuadas na panturrilha suas melhores colocações e afirma que desde que a Corrida do Coração acontece, sempre tem alcançado alguma posição no pódio, na sua categoria (acima dos 65 anos).
Mas não são só os adeptos do atletismo que prestigiam a corrida do Hospital Ibiapaba. Outro destaque da edição de 2025 foi a participação do lutador de Jiu Jitzu, Cleito Soares, Medalha de Ouro Master, em Las Vegas, nos Estados Unidos, em setembro passado. Cleito fez o tempo de 35:31, alcançando o terceiro lugar no pódio de sua categoria, acima de 50 anos. O atleta é patrocinado pela Medicina Hiperbárica do Hospital Ibiapaba CEBAMS.


No lugar mais alto do pódio em 2025, na categoria acima de 64 anos, Luiz Carlos Scari corre desde 1971 e tem na pele as suas melhores marcas

O campeão mundial de Ji Jitzu Master, Cleito Soares também correu em 2025, conquistando o terceiro lugar da sua categoria

O pódio geral da Corrida do Coração de 2025 teve na categoria feminina, a experiente corredora Izabela Tiago Germano conquistando o primeiro lugar com o tempo de 26 minutos e 28 segundos, seguida, no segundo lugar, por Viviane Aparecida Couto, com o tempo de 29:33. Depois vieram: Rosilane Aparecida Rodrigues (31:34), Lívia Maria Rosa do Nascimento (31:55) e Neuza Rosa Rodrigues (32:34). Izabela foi a vencedora de 2024, com o tempo de 21:02, e atribuiu o resultado ao fato da corrida anterior ter tido um percurso reduzido, devido a obras na pista. Neste ano, “o calor da manhã de domingo e o retorno de competições recentes exigiram mais esforço,”comentou a corredora.

No masculino, a vitória foi de Reginaldo José da Silva, com o tempo de 22 minutos e 22 segundos, em segundo lugar chegou William César, (22:37), seguido por Márcio José da Costa, (23:21), Hilário Júnior Faustino, (23:21) e Tiago Teodoro, (23:38). No ano passado, Márcio foi o vencedor da prova com 16 minutos e 41 segundos e Reginaldo ficou em segundo lugar, com tempo de 16 minutos 41 segundos.

Dos representantes do Hospital Ibiapaba CEBAMS, participaram da prova: Etelvina Maria Rodrigues, (52:24); Thais Bianca da Silva Gabriel, (38:53); Bruno Otávio Moreira da Silva, (42:10); Aline Mara Capilupe, (51:05); Bárbara Jéssica dos Santos (49:21); Anderson de Aguiar Kopke (33:14); Paulo Roberto Mrad Campos (50:48); Maria Clara dos Reis de Oliveira, (35:02); Lara Candian Iatarola, (44:47) e a representante do Corpo Clínico, Dra. Mariana de Almeida Belo, (33:48). O consultor Anderson Kopke conquistou o terceiro lugar no pódio da sua categoria, (45-49) sendo o melhor classificado geral do Hospital Ibiapaba CEBAMS.
Para saber a classificação geral da Corrida do Coração 2025, acesse o link:
A edição Corrida do Coração 2025 foi realizada e cronometrada pela equipe Speed Race, comandada pelo Prof. Lucas William, e teve os seguintes patrocinadores: SP Data, RossMedical, Controller, Y&D, João da Semente – Sementes Agrícolas e Rivelli Alimentos. Apoio: Portal da Cidade, TV BQ, Rádio Sucesso FM, Sistema de Ensino Aprendiz e Prefeitura Municipal de Barbacena.
