Pronunciamento oficial do Diretor-presidente do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, CEBAMS, Dr. Osmara de Araújo Bello, por ocasião da inauguração do “Centro Oncológico Antônio Carlos Jorge Miziara“
Barbacena, 4 de dezembro de 2025
Há quase seis décadas atrás, no dia 30 de abril de 1967, nossa cidade despertava com uma boa nova: surgia o Hospital Ibiapaba SA.
Um novo hospital estava de portas abertas para acolher o povo de Barbacena e região!
Daquele dia em diante, a expressão indígena em tupi-guarani, IBI-APABA que significa “serras altas,” se incorporaria para sempre no cotidiano dos barbacenenses e dos cidadãos de muitas outras cidades.
Na sua longa história de lutas e determinação, nada foi fácil para que o Hospital Ibiapaba pudesse se consolidar e crescer ao longo do tempo.
Não tínhamos e nunca tivemos cores partidárias, nunca abrimos mão de nossas convicções, nunca esperamos senão no trabalho, e na confiança do povo de Barbacena, e das cidades vizinhas, o apoio que nos faltava em outras instâncias a fim de consolidar um projeto, visto por muitos à época, como quase utópico!
Mas seguimos em frente com destemor e trabalho incessantes!
Vencidas as primeiras e obstinadas lutas, algumas incompreensões e dificuldades, finalmente triunfaram os esforços daqueles que sonharam e realizaram o projeto de construir uma instituição hospitalar adequada aos novos rumos da Medicina.
Adahilton de Campos Bello, Antônio Geraldo Rocha Filho, Eloy Henrique Dutra Câmara, Francisco Figueiredo Abranches, João Fonseca, Gutemberg Fonseca, Homero Goyatá Filho, Ibrahim Camilo Ede, José Sette Pinheiro, Maurício José da Silva, Moacir Salim e Júlio Fagundes Vargas
Estes são os nomes da nossa galeria de fundadores! Um grupo de médicos competentes, cidadãos comprometidos e homens corajosos!
Desde os primeiros anos, o espírito desbravador e inovador, próprio do pioneirismo se tornou um sinônimo do Hospital Ibiapaba. Vale lembrar aos mais jovens, que foi nesta casa que se instalou o primeiro leito de Terapia Intensiva a funcionar na região, os primeiros transplantes renais realizados com êxito, além do serviço de hemodiálise, até então inexistentes em Barbacena.
Na Cardiologia, ainda nos anos de 1980, cirurgias de alta complexidade foram realizadas, abrindo caminho para o serviço de hemodinâmica, que desde 2005, é credenciado pelo Sistema Único de Saúde e indispensável reforço nas nossas vocações, salvando desde então milhares de vidas. Endoscopias e ultrassonografias, hoje tão comuns, também foram primeiramente realizadas sob o teto do Ibiapaba que teve a primazia de ser o primeiro hospital de Barbacena a atender casos oncológicos com um serviço próprio de Quimioterapia, cujos artífices da época, foram o saudoso Dr. Maurício José da Silva e o nosso mestre da oncologia mineira, o ilustrado colega, Dr. Antônio Carlos Jorge Miziara.
Não é por acaso que ainda em vida ele empresta seu nome a esta nova ala, pois ninguém melhor do que ele personifica o que é ser um gestor hospitalar desprovido de vaidades, um profissional discreto e eficiente mas, acima de tudo, um médico com o coração e mente cheios de amor à verdadeira Medicina.A Medicina exercida com dignidade e respeito ao paciente sobrepondo qualquer outro interesse!
Hoje, dia 4 de dezembro de 2025, em certa medida, revivemos aquele dia 30 de abril, pois o que estamos entregando aqui é mais do que um edifício, cheio de móveis e equipamentos! É a entrega visível de um novo Hospital Ibiapaba CEBAMS renovado em tudo! Renovado na sua gestão, na sua postura diante dos problemas e na busca das soluções, com austeridade, sem lamentações, sem hesitações, sem desvios de rota, mas em linha reta e contínua rumo ao futuro!
No nosso sexagésimo aniversário que se aproxima, e se assim Deus nos permitir, queremos estar aqui, junto ao grupo diretor do CEBAMS, ao Corpo Clínico, aos executivos, aos colaboradores e aos verdadeiros amigos do Hospital Ibiapaba, celebrando o ingresso a uma nova fase de progresso e conquistas.
Por isso, hoje é dia de celebrar as vitórias, mas principalmente, agradecer!
Agradecer primeiramente a Deus, pelo privilégio de conduzir esta instituição com o apoio de tão ilustres e competentes colegas de jornada!
Agradecer aos médicos que são os pilares do nosso Ibiapaba, dos veteramos aos mais jovens, que se juntam a nós neste trabalho incessante!
Aos nossos funcionários de todos os setores que dedicam com amor seu trabalho para que o hospital seja acolhedor e resolutivo para os pacientes, razão maior da nossa luta;
Agradecer à cidade e ao povo de Barbacena, que nos recebeu no passado e que até hoje confia em nosso esforço por uma melhor assistência.
Às 51 cidades da macrorregião e seus governantes, que igualmente confiam no Hospital Ibiapaba CEBAMS como referência do Sistema Único de Saúde.
Ao Poder Legislativo, Senhores e Senhoras deputados e deputadas, vereadores e vereadoras, nossos legítimos representantes, sem os quais as verbas e condições de trabalho não nos chegariam com lisura e independência;
Ao Poder Executivo, o Governador, os Secretários, Superintendente, de Saúde. Senhor Prefeito, vice-prefeito, secretários, parceiros sempre compreensivos e atentos a tudo que pleiteamos, pois sabemos que os êxitos nas nossas ações de assistência significam tranquilidade e qualidade de vida para o povo que muito merece! Somos Família universal e só podemos desejar o melhor da vida para nós mesmos e nossos irmãos!
Parabéns, Hospital Ibiapaba CEBAMS! Que essa nova casa seja lugar de cura, de amor ao próximo e infinitas bençãos!
Muito obrigado!
Dr. Osmar de Araújo Bello
Diretor-presidente do CEBAMS




















