Foi na manhã dessa sexta-feira, dia 5 de dezembro, a solenidade de entrega das obras do novo espaço físico do Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS. A nova estrutura física, que integra em um só edifício os serviços de Quimioterapia e Radioterapia, após 16 meses de obras. A área útil construída é de 850 metros quadrados, com dois pavimentos ligados por elevador, dois postos de enfermagem, farmácia geral e farmácia de manipulação, seis consultórios, 34 acomodações para administração de medicamentos, sendo oito leitos e 26 cadeiras para infusão de medicação, além de arquivo, sala de estudos e amplas salas de recepção. Há ainda um espaço destinado à Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer e seus Familiares (APPC). A entidade surgiu dentro do serviço de oncologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS, há 20 anos e dá suporte social e emocional aos pacientes.
Durante a solenidade, que reuniu autoridades civis e militares, além de parceiros do Hospital Ibiapaba, membros da diretoria e Corpo Clínico, foi exibido um vídeo institucional com cenas da obra em andamento e o plano diretor com as futuras ampliações dos setores existentes e novas alas.
Na cerimônia de descerramento da placa, falaram o Prefeito Carlos Du, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Amarílio Andrade, os deputados federais Padre João, Weliton Prado e o deputado estadual Leleco Pimentel.
O diretor financeiro-administrativo do hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Maurício José da Silva Júnior, encerrou a solenidade ressaltando que as parcerias entre o poder público e o CEBAMS têm gerado frutos, bem como as emendas parlamentares que possibilitam que a instituição possa investir e crescer seu alcance na assistência.
Um serviço pioneiro na região
Em uma cerimônia reservada ao Corpo Clínico, Coordenadores e aos colaboradores do hospital, na manhã anterior, foi prestada uma homenagem especial ao Dr. Antônio Carlos Jorge Miziara, fundador do serviço oncológico, nos anos de 1990, e atual coordenador do serviço. Por seu pioneirismo no tratamento oncológico na cidade, o edifício que agora unifica a radioterapia e quimioterapia recebeu a denominação de “Centro Oncológico Dr. Antônio Carlos Jorge Miziara”
Na homenagem, foi lembrada a história de desafios do setor que começou com poucos leitos, sem equipe multidisciplinar e apenas um médico, o Dr.Miziara para atender todos os casos. Atualmente, a Oncologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS abrange as microrregiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, e deverá abranger a de São João Del Rei, ultrapassando a população de 600 mil pessoas.
No momento, mais de 970 pacientes estão em atendimento, oriundos de Barbacena e outros municípios. O corpo clínico é composto por cinco médicos oncologistas, três hematologistas, física médica e ainda, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e assistente social. No ano passado, mais de 8.500 sessões de quimioterapia e radioterapia e 5.500 hormonioterapias foram realizadas no Hospital Ibiapaba CEBAMS.


