Implantação do Protocolo de SEPSE

Faça sua doação

Na noite de 19 de Agosto a Coordenadora do CTI, Dra. Karine Brito, conduziu reunião com o Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba/CEBAMS para validação do Protocolo de SEPSE a ser adotado na instituição.
A sepse é uma resposta desordenada e desproporcional do organismo contra infecções provocadas por bactérias, fungos, vírus, etc.. Na tentativa de combater o agente invasor acaba ocorrendo inflamação generalizada em todo organismo, danificando órgãos e, por contraditório que pareça, facilitando a ação do agente invasor. Qualquer pessoa que desenvolva um quadro grave em reação a uma infecção (por exemplo, pneumonia, infecção urinária ou infecções após cirurgias), dáse o diagnóstico de sepse.
Atualmente a sepse é a principal causa de mortes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), matando mais do que o infarto do coração e do que alguns tipos de câncer. O Brasil tem uma das taxas mais altas de morte do mundo, cerca de 25% dos pacientes hospitalizados em unidades de terapia intensiva (UTIs) atendem os critérios diagnósticos de sepse grave ou choque séptico, com taxas progressivamente maiores de mortalidade devida a sepse (34,7%), sepse grave (47,3%) e choque séptico (52,2%). No mundo, cerca de 20 a 30 milhões de pacientes são acometidos de sepse a cada ano, com mais de 6 milhões de casos de sepse na primeira infância e neonatal, além de mais de 6 mil casos de sepse materna.

Os custos hositalares atingem a cifra de 17 bilhões de reais por ano, ou 40 mil reais por paciente, por ano. Desta forma, pode-se afirmar que a sepse é uma doença de alta prevalência, elevada taxa de mortalidade e elevados custos. 

Mais matérias para você ler

Equipe do Hospital Ibiapaba CEBAMS apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar

Pioneiro na região na implantação em seus processos dos conceitos da Medicina Hospitalar, o Hospital…

Leia agora

Dia do Médico 2025

Em uma ação especial pelo Dia do Médico (18/10) – em homenagem ao Corpo Clínico…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS recebe currículos para cargo de Técnico em Contabilidade

O Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, recebe currículos para Técnico em Contabilidade. É Obrigatório que…

Leia agora