Centro Cirúrgico
O Centro Cirúrgico do Hospital Ibiapaba/CEBAMS possui 05 salas equipadas com monitorização completa, arco cirúrgico, cirurgia por vídeo prontas para operar 24 horas por dia.
Os equipamentos de anestesia são os mais modernos da região, com bombas infusoras para anestesia venosa alvocontrolada, que fornecem os níveis precisos de droga infundida no paciente, garantindo maior estabilidade hemodinâmica durante a cirurgia e melhor recuperação pós-anestésica.
Possui ainda área de recuperação anestésica e um diversificado arsenal para atender várias especialidades, incluindo procedimentos obstétricos.
Contato direto pelo telefone 3339-3518 e 3339-3527.
PRÉ-OPERATÓRIO
O Preparo pré-operatório deve ser iniciado com o jejum, que é de extrema importância para o bom andamento da anestesia e cirurgia, devendo ser seguido com seriedade, segundo a orientação do médico anestesiologista ou do cirurgião.
- Jejum: deve ser de oito horas, ou conforme orientação médica. O paicente não deverá comer nenhum tipo de alimento,nem ingerir água;
- Tricotomia: procedimento em que são removidos os pelos de uma ou mais regiões do corpo. É realizado pela equipe de enfermagem após a internação hospitalar, sempre que solicitado pelo médico com o objetivo de diminuir o risco de infecção;
- Banho: deve ser realizado no dia da cirurgia, podendo ser em sua residência ou no hospital, utilizando produtos de higiene de seu costume. Os cabelos devem ser bem secados no caso de terem sido lavados antes da cirurgia;
- Horário da cirurgia: agendado pelo médico, podendo ocorrer atrasos, por isso, aguarde no quarto que a enfermagem irá buscá-lo no momento exato ou no ambiente de espera de acordo com orientação do Setor de Hotelaria;
- Preparos: retirar relógio, pulseiras, aliança, anéis, brincos, piercing, prótese dentária (se tiver) e qualquer objeto do cabelo, devendo ser entregue aos seus familiares. Vista a roupa que lhe será entregue: camisola;
- Familiares: pais ou responsáveis poderão acompanhar os menores até a porta do Centro Cirúrgico, devendo aguardar no quarto ou na sala de espera em frente;
- Transporte: pacientes internados serão transportados em maca ou cadeira de rodas e no caso de cirurgias eletivas só terá transporte em caso de necessidade.
PROCEDIMENTO NO CENTRO CIRÚRGICO
Você poderá ficar aguardando na sala pré- operatória a chegada da equipe médica e o início da cirurgia. Após, será levado para a sala cirúrgica pela enfermagem.
Anestesia ou sedação: definida pelo anestesiologista de acordo com o tipo de cirurgia e estado físico , podendo ocorrer de 4 formas:
- Sedação: dependendo da sedação o paciente poderá dormir ou ficar sonolento;
- Anestesia Local: injetado um anestésico no local que será operado, não permitindo que haja dor durante a cirurgia;
- Anestesia Regional: a anestesia é realizada apenas em uma região do corpo, por exemplo, raquidiana e peridural, onde ficará sem movimentar as pernas durante um determinado tempo;
- Anestesia Geral: Iniciando o processo de anestesia geral o pacente irá dormir. Na maioria das vezes o paciente tem a necessidade de ser entubado. A entubação consiste na colocação de um tubo de tamanho apropriado introduzido pela boca até a traquéia.
Quando acordar, a garganta poderá ficar um pouco dolorida devido a entubação.
PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO
Assim que terminar a cirurgia, o paciente poderá ser encaminhado para a sala de Recuperação Pós-Anestésica localizada no Centro Cirúrgico ou para a U.T.I. (Unidade de Terapia Intensiva), ou para a Unidade de Internação dependendo da cirurgia e de suas condições clínicas.
O paicente poderá ficar na sala de recuperação pós-anestésica, até melhorar suas condições clínicas, se recuperando da anestesia até que passe seu efeito, sendo monitorizado e acompanhado pela enfermagem e pelo anestesiologista.
O paicente ficará na sala de recuperação pós-anestésica por um período de 15 a 120 min, podendo permanecer por mais tempo dependendo da necessidade.
ENCAMINHAMENTO À CTI.
Caso seja necessário o paciente será encaminhado para o CTI, onde será monitorizado com aparelhos e terá soros a sua volta. É um procedimento comum para garantir a segurança e eficiência no atendimento.
O tempo de permanência no CTI dependerá da necessidade do paciente.
A alta será realizada pelo médico, mediante avaliação e após considerá-lo em condições de ser encaminhado a Unidade de Internação.
ENCAMINHAMENTO AO QUARTO
O leito do paciente fica em uma das Unidades de Internação, onde ficará sob cuidados da enfermagem, até que receba alta pelo médico.
EM CASO DE DOR
A dor é muito comum após a cirurgia. O paciente deverá tocar a campainha para chamar a enfermagem, que estará sempre à disposição para auxiliá-lo e administrar as medicações prescritas pelo médico.
RECOMENDAÇÕES GERAIS
- Chegar ao Hospital Ibiapaba/CEBAMS rigorosamente no horário marcado, com um acompanhante adulto;
- Os exames laboratoriais e de diagnósticos deverão ser trazidos pelo paciente e anexados ao prontuário, mesmo que o cirurgião já tenha visto;
- Os resultados dos exames de anátomo-patológico deverão ser apresentados posteriormente ao cirurgião para controle do tratamento;
- O paciente deverá seguir corretamente as instruções da enfermagem e do seu médico.
- Se acontecer algum problema em sua residência, entre em contato com seu cirurgião ou retorne ao hospital caso não o encontre.