Durante todo o mês de outubro o Hospital Ibiapaba/CEBAMS estará com iluminação especial. Muito mais do que a simples beleza, a luz na cor rosa faz parte de uma campanha mundial que tem por objetivo alertar as mulheres sobre a importância do autoexame das mamas e da realização do exame de mamografia.
São auase 60 mil pacientes diagnosticados com a doença no ano de 2015, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), representando 22% do total dos novos diagnósticos de câncer no país. Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pela patologia, no país e, apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente, pela grande frequência de diagnósticos tardios.
Outubro Rosa
O movimento denominado “Outubro Rosa” surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos, na década de 1990, com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente e tem o objetivo de promover a conscientização internacional sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, situado em São Paulo, em outubro de 2002. Em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, reconhecida mundialmente, ficou iluminada pela primeira vez de rosa naquele ano. A partir de outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil.
Autoexame
Com o autoexame pode ser possível sentir a presença do nódulo (caroço) no seio assim como secreção no mamilo e nódulos na axila, que também são sinais de alerta. O diagnóstico precoce é fundamental porém, muitas mulheres só identificam a doença quando ela já está em desenvolvimento, e isso aumenta os riscos de morte. Outros fatores que contribuem para o aumento da incidência da enfermidade é o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade. Uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos são bons aliados na prevenção de doenças, inclusive, o câncer de mama.
O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença e das condições biológicas da paciente. O primeiro passo é fazer o diagnóstico completo com análises clínicas e biópsia para descobrir se o tumor é benigno ou maligno. Então, o médico faz a indicação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia ou das práticas combinadas, de acordo com cada caso.
O Hospital Ibiapaba/CEBAMS está participando de diversas ações ao lado da Prefeitura Municipal de Barbacena e a APPC. Veja a programação completa na página http://www.ibiapaba.com.br/noticias/edicao-2015-do-movimento-mundial-outubro-rosa.