Médico explica benefícios de projeto para pacientes do Hospital Ibiapaba CEBAMS

Faça sua doação

O médico do Corpo Clínico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Welfane Cordeiro Júnior, é um dos responsáveis nacionais do projeto Gabinete de Crise para Enfrentamento da Pandemia COVID-19.

SAIBA MAIS: Hospital Ibiapaba CEBAMS participa de programa nacional

O projeto, de iniciativa do Hospital Sírio-Libanês e do fundo Todos pela Saúde, dá suporte a mais de 300 hospitais de todo o Brasil para uma resposta eficaz contra o Coronavírus.

Leia abaixo uma entrevista com Welfane Júnior:

Pergunta: Qual a importância de um gabinete de gestão de crise neste período de COVID?
Resposta: Um plano de resposta a uma crise como uma pandemia exige dos hospitais uma reestruturação interna rápida para adequação ao aumento da demanda e especificamente quando essa demanda apresenta características próprias (como risco de contaminação de equipe) a reorganização de fluxos e procedimentos internos. Sem a instalação de um gabinete de crise para concentração dos processos de gestão essa tarefa fica quase impossível. A rápida instalação de um gabinete de crise faz parte das metodologias de gestão de crises complexas.

O Dr. Welfane Cordeiro. Imagem: divulgação

P: Como membro do nosso Corpo Clínico, como o senhor vê a importância da participação do Hospital neste projeto?
R: O Hospital Ibiapaba CEBAMS, como referência da Região Ampliada Centro-Sul de Minas Gerais é um serviço de saúde fundamental na resposta a essa crise para os moradores de Barbacena e região.

P: Quais são os resultados esperados do projeto no Hospital? E no plano nacional?
R: Os resultados esperados são uma melhor organização do hospital para esse aumento de demanda específica com redução de mortes evitáveis e proteção da equipe. No país estamos, desde o início de março, dando suporte a mais de 300 hospitais nos 26 estados da federação e DF, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Ministério da Saúde. Até o momento, os resultados obtidos são muito interessantes, pois ajudaram na organização de hospitais que teriam maior dificuldade na resposta a essa situação inédita e complexa os resultados esperados são uma melhor organização do hospital para esse aumento de demanda específica com redução de mortes evitáveis e proteção da equipe.

Mais matérias para você ler

Centenas de estudantes são impactados por palestras do Hospital Ibiapaba CEBAMS

Na última semana, o Hospital Ibiapaba CEBAMS, levou informações a mais de 400 estudantes de…

Leia agora

Papo de Terça reúne direção e equipes do Hospital Ibiapaba CEBAMS

Na última semana foi iniciado o projeto “Papo de Terça”, que reúne representantes da direção…

Leia agora

Hospital Ibiapaba CEBAMS moderniza CTI

O Hospital Ibiapaba CEBAMS entregou na tarde desta sexta-feira (06) a modernização completa das instalações…

Leia agora