A médica mastologista do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Kathryn Müllen Cabral, teve um estudo publicado na edição de dezembro de 2020 da Revista da Sociedade Brasileira de Mastologia, que é lida de 27 países. A edição publicou os melhores estudos de mastologia do Brasil em 2020.
O estudo – liderado pela Dra. Cabral – acompanhou o caso de uma mulher de 23 anos que, no momento da descoberta do câncer, estava amamentando. O caso, de acordo com o artigo, é raro porque o câncer de mama em mulheres abaixo de 35 anos é incomum. Além disso, a sobrevivência de mulheres jovens com câncer de mama tem o prognóstico mais reservado. A maior parte do tratamento dela foi realizada no Hospital Ibiapaba CEBAMS (cirurgia e quimioterapia), juntamente com uma equipe multidisciplinar.
O estudo de caso observou que “a abordagem clínica precoce baseada no histórico clínico detalhado e no exame físico contribuem para o diagnóstico e abordagem terapêutica eficazes, visando uma melhor qualidade de vida e maior sobrevida do paciente”.
Segundo a Dra. Cabral, a paciente foi encaminhada para quimioterapia neoadjuvante, evitando assim a necessidade da realização de uma mastectomia (retirada total da mama). Por ser um procedimento mutilante em qualquer mulher, independente da idade, foi realizada uma cirurgia conservadora através de técnicas de cirurgia oncoplástica, não sendo necessário retirar a mama da jovem paciente. Hoje ela se encontra em acompanhamento clínico e passa bem.
Quando diagnosticado no início, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. A Dra. Kathryn Müllen explicou que em relação ao caso apresentado no estudo (o câncer de mama durante a amamentação), é importante muita atenção da mulher para que outras condições não sejam confundidas com câncer:
“Em relação ao câncer de mama durante a amamentação, devemos nos atentar para que não seja confundido com uma mastite ou uma galactocele (nódulo de leite). Em caso de dúvida, a mastologista deve ser consultada para diagnósticos diferenciais e melhor tratamento”.
O artigo (disponível apenas em inglês) pode ser lido em https://www.mastology.org/wp-content/uploads/2020/12/MAS_v30Suppl1_08.pdf