Atualmente o enfermeiro é um dos principais protagonistas do sistema de saúde, pois cabe a ele assistir os pacientes, monitorar o progresso e os resultados desejados, desenvolver o plano de cuidados interdisciplinares e aprimorar a qualidade e a segurança, bem como educar pacientes e outros membros da equipe multidisciplinar de assistência. Ao longo do tempo a enfermagem tem se destacado como a “ciência do cuidar”, possuindo como missão a restauração da saúde do paciente e realização da assistência integral quando a doença não responde ao tratamento curativo.
Ser enfermeiro é uma das poucas profissões na área da saúde que congrega o humano com o científico, cuidando do paciente quando enfermo, na prevenção de doenças e na produção de pesquisas preventivas. O foco da enfermagem, enquanto atua no ambiente hospitalar, é a garantia da melhora da qualidade de vida, tanto para o paciente, quanto para seus familiares. A enfermagem é tida como elemento de referência, uma vez que é sempre a ela a quem os pacientes, visitantes ou acompanhantes recorrem.
O Brasil possui, atualmente um sistema de enfermagem que comporta três níveis profissionais com funções muito específicas no atendimento ao paciente: o Enfermeiro – nível superior, o Técnico de Enfermagem -nível médio, e o Auxiliar de Enfermagem – nível fundamental.
A enfermagem é fundamental, e deve ser valorizada por seu conhecimento científico-especializado e suas habilidades no cuidado, que contribuem para melhorar o padrão de saúde da população, garantindo uma assistência segura, efetiva e de qualidade.
O Hospital Ibiapaba/CEBAMS possui um corpo de enfermagem qualificado, dedicado e que nesse mês de Maio merece todo o carinho e atenção pela passagem do dia do Enfermeiro – no dia 15, e do Técnico de Enfermagem – no dia 20.