A emoção e a adrenalina tomarão conta das ruas de Barbacena no dia 16 de dezembro! É o dia da Corrida do Coração, realizada pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS e apresentada pela VitaCuore Cardiologia e Geriatria. A corrida de rua terá 6 quilômetros de extensão e será feita em parceria com a ASCORB.
As inscrições custam R$ 30 e, no dia da corrida, os competidores deverão levar uma caixa de leite longa vida, que será doada à APPC. O trajeto sairá da Rua Bahia e percorrerá as principais ruas do centro de Barbacena. Para fazer a inscrição, basta acessar o site do Hospital Ibiapaba CEBAMS, o www.ibiapaba.com.br, ou o www.corridao.com.br
Neste ano, a Corrida tem o apoio da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) e faz parte da campanha nacional “Coração Na Batida Certa”, que conscientiza o público a cuidar da saúde do coração, prevenindo as arritmias cardíacas e, consequentemente, a morte súbita. A Corrida também terá esse papel, levando à Rua Bahia algumas ações de saúde na tenda do Hospital Ibiapaba CEBAMS.
Atletas devem cuidar do coração para praticar esportes
Segundo o cardiologista Henrique Gontijo, da VitaCuore Cardiologia e Geriatria, todos os atletas (sejam os profissionais, os iniciantes ou até mesmo os do fim de semana) precisam fazer acompanhamento médico, para verificar a existência de arritmias cardíacas ou doenças genéticas que podem levar à morte súbita:
“Muitas vezes, algumas doenças cardíacas que são doenças genéticas. Essas doenças são silenciosas e desencadeadas por atividades físicas fortes. Devemos nos preocupar não apenas com os cardiopatas já diagnosticados, que fazem esportes, mas também com aquelas pessoas saudáveis que praticam atividades esportivas, mas que não sabem que possuem doenças genéticas preexistentes. Durante um ato de esforço físico mais extenuante, essas pessoas podem ter a doença congênita do coração desencadeada, podendo levar à morte súbita”.
Segundo o Dr. Gontijo, o acompanhamento médico é fundamental para qualquer atleta. O acompanhamento pode evitar sustos desastrosos: “Há uma tendência de pensar que se a pessoa não sente nada, estará apta a fazer atividades físicas, mas se ela tem uma doença cardíaca silenciosa, a primeira manifestação pode ser desastrosa. A atividade esportiva é boa e prazerosa, mas é importante que a pessoa faça um acompanhamento médico antes de iniciar qualquer atividade física, para a detecção dessas doenças”, completou.
Hoje, no Brasil, mais de 300 mil pessoas morrem por ano vítimas de morte súbita. Em 50% dos casos, segundo a SOBRAC, crianças ou adolescentes assistem à morte súbita, sem poder contar com o auxílio de um adulto ou até mesmo ajudar. 86% das paradas cardíacas acontecem nas casas das vítimas.
Sobre a Corrida do Coração
A Corrida do Coração é uma realização do Hospital Ibiapaba CEBAMS e da ASCORB, e é apresentada por Vitacuore Cardiologia e Geriatria. A prova possui patrocínio master da SPData, NEC Excelência em Cardiologia, Silk’s Color e Residencial Santa Helena, da HO Construtora. A prova tem o apoio de Net-Rosas Telecom, TV Integração – Afiliada Globo, Globo Esporte.com Zona da Mata, Célula Gestão de Documentos, Barbacena Shopping, SEMTRA, Jornal Expresso e TV Barbacena. O evento possui apoio institucional da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) e faz parte da campanha nacional Coração na Batida Certa, promovida pela entidade.