Concretagem usou mais de 14 toneladas de concreto
Aconteceu nesta quinta-feira (26) a primeira concretagem do bunker onde será instalado o acelerador linear para o tratamento de radioterapia em Barbacena. De acordo com o Gerente de Campo do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Waldir Damasceno, foram usados mais de 14 toneladas de concreto nesta etapa.
"Após essa primeira concretagem, serão feitas mais duas. Mesmo com o foco dessa semana no Bunker, as obras do COIC, nosso Centro Oncológico, não param de avançar e nos próximos dias poderemos fazer mais uma etapa de concretagem", disse.
Tecnologia de ponta
O concreto utilizado foi especial. Por conta da complexidade da obra, o concreto ganhou vários produtos que permitissem sua vibração de forma instantânea. Este processo é muito importante em qualquer obra, para que o ar saia e permita a durabilidade da obra. Tradicionalmente, o processo é feito de forma manual ou por uma máquina. Porém, desta vez o próprio concreto fez o processo de vibração, graças à tecnologia usada. Durante todo o processo, técnicos e engenheiros testaram o concreto para verificar a eficácia da vibração instantânea.
Assista ao vídeo da concretagem: