Insuficiência Cardíaca Aguda é o tema da aula aberta que será ministrada pela Dra. Marceli Faraj, no dia 27 de Abril de 2015, às 19h30, na Pró-Renal, com a participação dos alunos do Curso de Especialização e Residência em Cardiologia do Centro de Estudos do Hospital Ibiapaba/CEBAMS.
A insuficiência cardíaca aguda define-se como uma falência grave da capacidade do coração bombear a quantidade de sangue suficiente, colocando em risco o retorno venoso e as necessidades metabólicas do organismo. Consequentemente, o sangue detém-se nos pulmões, criando uma congestão. Este fluído, acumulado nos pulmões, agrava o desconforto respiratório do doente.
Eventualmente, estando a função cardíaca em risco, a congestão prossegue do lado venoso da circulação, causando uma acumulação de fluído nas extremidades e em alguns órgãos em particular (exemplo disso é a dilatação do fígado). A redução dos batimentos cardíacos leva a que chegue menos sangue aos órgãos, colocando em risco as suas funções. Um dos órgãos em maior risco é o rim, sendo frequente que os doentes com insuficiência cardíaca desenvolvam insuficiência renal.
Possíveis causas para a Insuficiência Cardíaca Aguda
Qualquer distúrbio que exija um esforço adicional do coração, ainda que temporário, pode conduzir a insuficiência cardíaca aguda. As doenças que diminuem a força de contracção do músculo cardíaco, miocárdio, são as que mais comummente provocam insuficiência cardíaca. Contudo, as duas principais razões são:
– enfarte do miocárdio, após o qual o que resta do músculo cardíaco deve manter a circulação sanguínea e fá-lo necessariamente com maior esforço;
– hipertensão, que obriga o coração a bombear sangue contra resistências acrescidas.
Neste caso, decorrente do incumprimento da medicação que lhe estava prescrita, o seu estado de insuficiência cardíaca crónica deteriorou-se subitamente originando um evento agudo. Este tipo de problema cardíaco é referida como insuficiência cardíaca aguda descompensada. A doença das válvulas coronárias, embolia pulmonar, infecção viral ou inflamação do músculo cardíaco são outras causas para a mesma doença.
Sinais de Insuficiência Cardíaca Aguda
Em muitos casos o historial do doente ajuda a determinar o diagnóstico de insuficiência cardíaca aguda. Contudo, como os doentes sofrem de falta de ar, torna-se difícil obter a informação necessária dos mesmos.
Um exame físico pode revelar os sinais característicos de insuficiência cardíaca aguda:
– inchaço (edema), geralmente em volta do tornozelo, indiciando uma condição crónica;
– dificuldade em respirar, dispneia
– sinais de choque
Insuficiência cardíaca aguda significa uma redução da capacidade do coração em manter um rendimento eficaz, geralmente devido a um distúrbio primário.
Caso típico: “Não conseguia respirar… até ser posto a oxigênio”
Alunos de medicina, enfermeiros, técnicos de enfermagem que desejam saber mais sobre a Insuficiência Cardíaca Aguda poderão se dirigir à aula aberta e acompanhar a discussão sobre o tema. A Pró-Renal está estabelecida na Rua Padre Toledo nº 139, no Bairro São Sebastião.