A estrutura física do Hospital Ibiapaba/CEBAMS é composta por 115 leitos, distribuídos em 4 Unidades de Internações com apartamentos e enfermarias.

O Centro de Terapia Intensiva (CTI) possui 10 leitos, sendo um para isolamento.

Os apartamentos possuem frigobar, telefone, TV. O serviço de hotelaria visa o conforto do paciente, com adequação às necessidades do acompanhante.



PROCEDIMENTO DE INTERNAÇÃO

O Setor de Recepção do Hospital Ibiapaba/CEBAMS está preparado para acolher os pacientes no ato da internação.

A internação só poderá ser reaoizada sob a responsabilidade de um médico habilitado e integrante do Corpo Clínico e o paciente deve estar acompanhado de responsável legal pela assiantura do Termo de Compromisso e Responsabilidade.

Pic 01

Será necessária a apresentação dos documentos originais:

  • Identidade - RG
  • CPF
  • Carteira do Plano de Saúde
  • Cartão Nacional de Saúde
  • Guia de Internação autorizada e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Os convênios cobrem as despesas médico-hospitalares de acordo com o contrato firmado entre paciente/empresa e convênio.

Os responsáveis pelos pacientes de internação particular receberão o status da conta hospitalar que deverá ser quitada ao final do período de internação, logo após a alta do paciente.

O material de higiene pessoal não é fornecido pelo hospital.

Todos os pacientes recebem toalha de banho.

A voltagem no Hospital Ibiapaba/CEBAMS é de 110 volts. Por questões de segurança, não é permitida a utilização de extensões elétricas ou adaptadores do tipo “T” ou similares, para evitar sobrecarga nas instalações elétricas. Para conectar equipamentos na rede elétrica do hospital é necessário solicitar a autorização junto ao Serviço de Hotelaria – telefone 3339-3603 ou Ramal 3603.

No ato da internação todo paciente recebe a PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO para efeito de registro e segurança.

MÉDICO ASSISTENTE

Médico assistente é o profissional responsável pela orientação do tratamento do paciente.

Cabe a ele a prescrição das medicações e dieta, assim como manter o paciente informado sobre os procedimentos, suas causas e consequências, além do preenchimento correto do Prontuário Médico, entre outras responsabilidades.

HONORÁRIOS

Internação Particular

Os honorários médicos não estão vinculados à conta do Hospital e devem ser acertados diretamente entre paciente, profissional e o anestesista, quando necessário.

CONVÊNIOS

Caso o paciente opte por outra categoria de acomodação não contemplada em seu plano de saúde, haverá ma diferença nos honorários médicos envolvidos no tratamento, da mesma forma que no caso de incluindo fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, que deverá ser negociada diretamente com esses profissionais. Também haverá diferenças que devem ser acertadas diretamente com o Hospital.

PRONTUÁRIO MÉDICO

É o conjunto de documentos padronizados destinados ao registro e arquivamento das informações referentes aos cuidados prestados ao paciente pela equipe multidisciplinar.É obrigação do médico assistente e de todos os profissionais da saúde preenchê-lo de forma correta.

As informações contidas no Prontuário Médico são de propriedade do paciente, cabendo ao Hospital a guarda do documento. Toda informação gerada é de caráter sigiloso, com acesso restrito às pessoas envolvidas nos cuidados ao paciente ou àquelas autorizadas pelo próprio paciente ou seu responsável legal.

Se o paciente precisar da cópia do Prontuário Médico deverá proceder da seguinte forma:

  • Somente o próprio paciente pode solicitar e receber a fotocópia;
  • Comparecer ao Hospital Ibiapaba/CEBAMS, de 2ª a 6ª feira, de 07h00 às 17h00;
  • Preencher requerimento do próprio Hospital Ibiapaba/CEBAMS;
  • Apresentar fotocópia e documento original do Registro Civil (Carteira de Identidade);
  • Aguardar telefone do Hospital Ibiapaba/CEBAMS

Observações:

1) Se ficar disponível antes do prazo estabelecido, o Hospital Ibiapaba/CEBAMS entrará em contato.

2) Prontuário Médico de pacientes falecidos só serão liberados através de determinação judicial, conforme parecer do CFM Nº 06/10, de 05/02/2010.

3) A Emissão de Declaração será expedida somente pela Diretoria, sendo que o paciente deverá preencher o Requerimento e os critérios são os mesmos de emissão de fotocópia de Prontuário Médico.

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Sempre que for indicado procedimento cirúrgico, o médico-assistente esclarecerá o paciente ou seu representante legal sobre os riscos e os benefícios envolvidos. Esta prática é formalizada por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinado peolo paciente ou seu representante legal e pelo médico assistente.

O Termo é firmado em 2 vias e uma delas será incluída no Prontuário Médico e a outra entregue ao paciente ou seu representante.

ALIMENTAÇÃO DO PACIENTE

No Hospital Ibiapaba/CEBAMS as refeições seguem horários determinados e de acordo com a prescrição médica estabelecida no Prontuário Médico e os horários devem ser respeitados.

Por questões de segurança alimentar não é recomendável que as bandejas com alimentos fiquem nos quartos e apartamentos fora de refrigeração.

Os horários das refeições são:

  • Café da manhã ............................. 07h30 às 08h15
  • Almoço .......................................... 11h15 às 11h45
  • Lanche da tarde ............................ 14h30 às 15h00
  • Jantar ............................................. 17h30 às 18h15
  • Ceia ................................................ após as 20h00

Não é permitido oferecer qualquer tipo de alimento ou bebidas (inclusive da cafeteria) aos pacientes internados que não sejam fornecidas pelo Serviço de Nutrição e Dietética. O consumo de alimentos e bebidas fora da dieta poderá prejudicar o tratamento e restabelecimento do paciente.

Os materiais e utensílios provenientes do Serviço de Nutrição e Dietética são para uso exclusivo do paciente e/ou de seu acompanhante, não sendo permitida a utilização por visitantes.

Por questão de segurança não é permitido alimentar-se nos corredores e salas de espera do hospital.

PERTENCES DO PACIENTE

O Hospital Ibiapaba/CEBAMS não se responsabiliza por valores em dinheiro e jóias dos pacientes e acompanhantes. Recomendamos que esses itens sejam entregues a familiares ou pessoas de confiança.

Achados e perdidos serão mantidos no Hospital por um prazo de 30 (trinta) dias sob a responsabilidade do Serviço de Hotelaria. Após este prazo os mesmos serão doados.

É importante reforçar que o Hospital não se responsabiliza por objetos e valores esquecidos nos quartos coletivos e apartamentos.

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

A equipe de enfermagem é responsável pelo cuidados integral ao paciente, tendo sido treinadas para prestar um atendimento técnico especializado.

No Hospital Ibiapaba/CEBAMS são adotados manuais, rotinas e fichas técnicas com referências assistenciais alicerçadas em princípios técnicos e científicos de forma a padronizar as condutas profissionais.

A equipe de enfermagem é composta por:
  • Gerência de Enfermagem
  • Enfermeiros Supervisores
  • Técnicos de Enfermagem

Mesmo que o paciente esteja sob cuidados de enfermagem particular será supervisionado por enfermeiros do Hospital Ibiapaba/CEBAMS.

A equipe de enfermagem só poderá atender a uma solicitação do paciente após entrar em contato e consultar o médico assistente.

Os leitos do Hospital Ibiapaba/CEBAMS possuem campaínha para que o paciente acione caso necessite da presença da Enfermagem.

Os familiares podem receber informações do estado de saúde dos pacientes internados através do telefone (32) 3339-3507.

Para garantia da segurança geral os visitantes devem ser identificados na Recepção/Internação apresentando o documento de identidade.

O adesivo de identificação fornecido pelo recepcionista na entrada deverá permanecer em local visível durante a permanência nas áreas internas do hospital.

O excessivo de visitas e a permanência além do horário permitido podem perturbar o repouso do paciente, dificultando a realização de procedimentos médicos e de enfermagem, resultando em prejuízo parta a boa recuperação.

No Hospital Ibiapaba/CEBAMS adotamos o critério de 2 visitantes por paciente.

HORÁRIO DE VISITA

Enfermarias 1º e 2º Posto ( SUS) – Todos os dias das 15h às 19h – Entrada pela Portaria 3 (2 visitantes por vez não podendo haver revezamento).

Apartamentos e Enfermarias de Convênio – Todos os dias das 07h às 22h – Entrada pela portaria Principal - 2 visitantes por vez podendo haver revezamento.

Sala Vermelha – Todos os dias das 16h às 16h30 – Entrada pela Emergência (Permitido 2 visitantes por dia não sem revezamento)

CTI 1 e 2: todos os dias, de 13h30 às 15h30 e de 20h às 22h. Acesso pela Rua Silva Jardim (Portaria 3). Entrada permitida de 2 visitantes por paciente, não podendo haver revezamento.

Visitantes

CONTRIBUA NO COMBATE À INFECÇÃO HOSPITALAR

Infecção hospitalar é toda infecção adquirida durante o período de internação, que apareça no mínimo 72 horas após procedimentos de risco - cirurgia ou procedimentos invasivos.

A infecção hospitalar´poderá ser adquirida por pessoas debilitadas, que realizam cirurgias prolongadas ou de grande porte, ou até mesmo aquelas que foram submetidas a procedimentos invasivos, como cateteres, sondas, drenos.

O visitante pode contribuir no combate à infecção hospitalar através de alguns cuidados como:

  • Lavar sempre as mãos.
  • Não entrar em outros quartos e enfermarias.
  • Usar o pijama esterilizado fornecido pelo Hospital.
  • Não assentar ou deitar nas camas dos pacientes.

RESTRIÇÕES

  • É proibida a visita de menores de 14 (quatorze) anos. Os visitantes de 14 a 18 anos incompletos deverão apresentar documento com foto na entrada para registro.
  • É proibida a entrada de alimentos, plantas e/ou flores naturais, pois podem atrair insetos, pragas que contribuem par aa disseminação das infecções.
  • É proibido fumar nas dependências e proximidades da área hospitalar (Lei Federal nº9.294). A fumaça expelida pelo ato de fumar é composta por substâncias cancerígenas, entre elas, o dióxido de carbono, altamente tóxica para o pulmão. É nociva tanto para quem está em plena saúde quanto para o paciente internado. O hospital tem o direito e obrigação de fazer cumprir a Lei.

RECOMENDAÇÃO

Não visite parentes ou amigos internados quando estiver doente.

O Hospital Ibiapaba/CEBAMS possui estrutura física capaz de proporcionar o conforto necessário ao paciente durante seu período de internação.

Para garantir a segurança e bem-estar algumas providências são necessárias.

APARTAMENTOS

  • Os apartamentos dispõem de acomodações para apenas 1 (um) acompanhante.
  • Após as 22h00 só será permitida a permanência de 1 pessoa junto ao paciente.

QUARTOS COLETIVOS

  • Os quartos coletivos não possuem leito para acompanhantes e caso seja necessário a permanência de acompanhante após liberação/autorização pelo convênio, será disponibilizada poltrona/cadeira.
  • O acompanhante deve comunicar seu pernoite à copeiro do Serviço de Nutrição e Dietética. As diárias do acompanhante não incluem almoço e jantar, que poderão ser fornecidos e pagos à parte ou se autorizada pelo Convênio.
  • O Hospital fornece para o acompanhante somente café da manhã e almoço (Convênio SUS);
Acompanhantes

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Paciente co mais de 60 anos, menor de 18 anos ou com recomendação médica tem direito a 1 (um) acompanhante por vez.
  • O paciente de convênio privado, particular ou pacote deve consultar as coberturas de refeições.
  • O acompanhante deverá estar identificado com o crachá fornecido pelo Serviço Social.
  • O acompanhante deve ser maior de 18 anos, preferencialmente parente do paciente, possuir equilíbrio emocional e estar disponível par auxiliar no conforto e segurança do mesmo.
  • Recomenda-se o revezamento de acompanhantes em turnos de 6 ou 12 horas.
  • É proibido ao acompanhante permanecer nos corredores. No período noturno deverá evitar circular pelos corredores, permanecendo sempre ao lado do paciente.
  • O acompanhante deve contribuir para manter o silêncio no Hospital. Ele é importante para a recuperação dos pacientes.
  • Aparelhos de rádio e TV devem ser usados em volume baixo e de forma que não incomode os demais pacientes. Ao contrário, os mesmos devem ser desligados.
  • Telefones celulares devem ser usados no modo silencioso.
  • Não é permitida a permanência de acompanhante de pacientes encaminhados ao CTI.
  • O quarto ocupado pelo paciente encaminhado para o CTI deve ser desocupado o mais breve possível.
  • O Hospital não se responsabiliza pelo extravio de pertences em seu interior. Evite excesso de bagagens e objetos de valor.
  • A liberação dos ramais telefônicos nos apartamentos deverá ser solicitada à telefonista, assim como as ligações, discando o número 9.
  • Por motivos de segurança e funcionalidade, não é permitida a entrada de acompanhantes e visitantes no Centro Cirúrgico e no Berçário, porém é permitido ao pai acompanhar o parto, desde que previamente autorizado pelo médico assistente.

INFORMAÇÕES SOBRE O PACIENTE

  • As condições clínicas do paciente só poderão ser fornecidas pelo médico assistente.
  • As informações de paciente internados no CTI serao transmitidas pelo médico plantonista ou por meio de boletins diários disponibilizados de 07:30 às 08:30.

FILMAGEM/FOTO

A utilização de equipamentos eletrônicos de filmagem, fotografia ou qualquer outro recurso visual ou audiovisual para registro de imagens em que venham a divulgar, mostrar ou expor a instituição ou a sua logomarca devem ser previamente autorizadas pelo Setor de Marketing e Comunicação através do e-mail comunicacao@ibiapaba.com.br.

CONTROLE DE ACESSO E SEGURANÇA

O Hospital Ibiapaba/CEBAMS preza pela segurança e integridade de seus pacientes, acompanhantes, visitantes, terceirizados e colaboradores através do controle de acesso.

O controle de acesso é realizado através de identificação com apresentação do documento de identidade com foto e monitoramento por sistema de vigilância permanente.

Copyright © 2019 Hospital Ibiapaba. Todos os Direitos Reservados.

Verticis Web Studio - Agência digital